Terça-feira
03 de abril
Deus vê tudo
O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos. Provérbios 5:21

O garoto chegou em casa meio agitado. Entrou na sala e foi direto a uma mesinha que ficava na base da escada que dava acesso ao andar de cima. Sem perceber que seu pai o estava observando do alto, pegou a carteira do pai e tirou dinheiro. Quando viu que o pai descia as escadas, sem saber como escapar, o garoto colocou as mãos para trás e começou a conversar como se nada tivesse acontecido. Para despistar um pouco mais, ele pediu ajuda na lição de casa. Com amor e firmeza, o homem respondeu: “Meu filho, não me peça coisa alguma antes de soltar o pecado que está em suas mãos.”

Às vezes, queremos fazer o mesmo com Deus. Nossas mãos estão cheias de pecado e insistimos em pedir coisas como se nada estivesse acontecendo. Esquecemos que a onisciência é uma das características divinas.

Deus sabe de tudo. Salomão expõe essa certeza no provérbio de hoje. Parece que ele está reproduzindo a ideia escrita por seu pai no livro de Salmos: “Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos Te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, Tu já a conheces inteiramente, Senhor” (Salmo 139:1-4). Jó também tinha essa certeza ao afirmar que “Deus vê o caminho dos homens; Ele enxerga cada um dos seus passos” (Jó 34:21).

Em relação a Seus filhos, o olhar constante de Deus é um alento. “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que Lhe dedicam totalmente o coração” (2 Crônicas 16:9).

Destacando essa característica de Deus, Ellen White indica qual deveria ser a nossa reação: “Se acalentássemos uma impressão habitual de que Deus vê e ouve tudo que fazemos e dizemos, e conserva um registro fiel de nossas palavras e ações, e de que devemos deparar tudo isto, teríamos receio de pecar. Lembrem-se sempre os jovens de que, onde quer que estejam, e o que quer que façam, acham-se na presença de Deus” (Patriarcas e Profetas, p. 217).

Quando você está sozinho em seu quarto, Deus está vendo. Ao caminhar pelas ruas da cidade, Deus o observa. Não existe lugar em que o Senhor não veja você. O seu Pai está sempre a olhar do “andar de cima”. Ele quer ajudar você a vencer os pecados. Conte com Ele todas as vezes que sentir necessidade.