Quarta-feira
24 de abril
Espanta-boiada
Quando um homem forte, bem armado, guarda sua casa, seus bens estão seguros. Mas quando alguém mais forte o ataca e vence, tira-lhe a armadura em que confiava e divide os despojos. Lucas 11:21, 22

Ele já foi chamado de o guerrilheiro das aves, guardião de rios e campos. O quero-quero é comum em quase todas as regiões de nosso país, no Uruguai e na Argentina. Seu nome deriva do grito estridente, motivo de ser também chamado de espanta-boiada. Tem cauda curta, patas largas e penugem cinzenta. Na cabeça, ostenta um penacho e na ponta da asa um esporão rosado. Anda a passos largos e decididos, e até certo ponto provocadores. Apesar disso, vi um deles tropeçar em uma calçada e levar um escorregão ao fugir de mim.

Sempre de emboscada, ao sentir a presença de estranhos ele nunca grita próximo ao ninho. Para despistar, corre silenciosamente entre a vegetação e levanta voo muito longe, simulando surpresa. Só então dá o alarme e denuncia o caçador escondido. E, se algum curioso tenta se aproximar, ele o leva cada vez mais longe, como se estivesse preparando uma emboscada.

O quero-quero não abre mão de seus direitos e, baseado na ilusão de sua força, parte para a luta. É menor do que uma perdiz, mas dá a impressão de ser uma fera. Investe contra o inimigo com gritos e voos rasantes. Outros companheiros aparecem, gritando como soldados a tocar clarim no campo de batalha. Diz-se que, mesmo acuado, não foge da arma do caçador. Socorre o companheiro ferido e morre sobre ele gritando: “Quero-quero.”

Na parábola do valente, Jesus disse que, ao surgir um mais valente ainda, o valente cai. Suas mãos são algemadas, e ele perde tudo o que tem. Ele contou essa história porque alguns judeus diziam que o Seu poder não era de Deus, mas do inimigo, Lúcifer. Jesus então lhes disse que o Seu poder não era semelhante ao de Lúcifer, mas muito maior.

É como se Lúcifer entrasse na luta com bombas de dinamite jogadas de um balão contra Jesus, cujas armas são mais poderosas do que bombas atômicas lançadas de caças invisíveis. Jesus é o mais valente. A Ele foi dado todo o poder nos Céus e na Terra. Mesmo tendo Se entregado para morrer na cruz, Jesus ressuscitou e tem com Ele os segredos da vida, da onipotência e da onisciência. Ele pode criar. Pode fazer qualquer coisa e conhece todas as coisas. E esse Jesus estará com você hoje, amanhã e sempre.