Um dos programas comunitários da Universidade Andrews de que eu mais gosto se chama MIRROR (Motivating Inclusive Relationships and Respect of Others through Reflection, isto é, “Motivando Relações Inclusivas e de Respeito Para com os Outros Através da Reflexão”). Em inglês, as iniciais formam a palavra que significa “espelho”. É um bom jogo de palavras, pois não existe melhor reflexo daquilo que somos do que a imagem que vemos de nós mesmos nos outros.
Se somos cristãos, a inclusão é uma atitude fundamental. Diante da diferença devemos reagir com abertura e não com rejeição. Pode ser que fiquemos chocados com determinado tipo de roupa, de comida, de estilo de vida, mas nunca devemos nos esquecer de que, por trás dessas diferenças, existem pessoas. Nenhum de nós quer rejeitar a Cristo, mas é bom lembrar que é isso que estamos fazendo quando damos as costas a alguém. Seguramente, exercitar a inclusão nos tirará da zona de conforto.
Se somos cristãos, o respeito deve fazer parte de nossa natureza. Vivemos em uma sociedade que prega muito a tolerância. Porém, desenvolver o respeito é ainda melhor. A tolerância nos ensina a suportar as coisas que nos desagradam, mas o respeito nos ajuda a enxergar o que há de melhor nos outros. Se “Cristo é tudo” para nós, nossa maneira de entender a vida é diferente, porque Seu jeito de ser fica impregnado em nós. Jesus amava tanto que era capaz de contemplar em cada pessoa o que havia de melhor nela. Ao amarmos as pessoas, o respeito por elas surgirá de forma natural.
Gosto muito de prestar atenção em como estou me refletindo nas demais pessoas. Muitas vezes, devo reconhecer que preciso modificar certas atitudes. Outras vezes – e dou graças a Deus por isso –, observo que estou um pouco mais parecido com Jesus. Há tantas diferenças que nos falam de um Deus criativo! Ele gosta da variedade das cores, das formas, dos pensamentos e dos sonhos. O Senhor deseja que compreendamos mais e aceitemos o Seu modo de agir, que apreciemos Sua maneira de pensar e que partilhemos de Seu grande sonho: que Cristo habite em cada coração.
Você tem feito sua parte para que isso aconteça?