Sábado
21 de janeiro
Espelho, espelho meu
E depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. Então, o Diabo chegou perto dele. Mateus 4:2

Diante do espelho, a menina que sonha em ser modelo internacional diz para si mesma: “Como estou gorda! Esse pneuzinho não sai nunca! Preciso comer menos.” A vontade de emagrecer pode ser um problema quando se torna uma compulsão. Isso tem nome: anorexia. Trata-se de um distúrbio de imagem que faz algumas pessoas se sentirem sempre acima do peso.

Entre adolescentes, essa doença tem sido comum. A mídia e a sociedade têm grande responsabilidade nessa questão porque disseminam um padrão de beleza praticamente inalcançável.

Além dos malefícios estéticos, a anorexia debilita fortemente o organismo. Em geral, resulta em depressão, mente confusa, juízo e memória deficientes, problemas de pele e imunidade baixa. O corpo debilitado pela falta de nutrientes abre portas para a doença e a morte.

Na vida espiritual, ocorre algo parecido. O inimigo sempre espera o momento em que estamos mais fracos para nos atacar. Com Jesus, ele agiu quando imaginava ser o momento certo. Após quarenta dias sem comer, Cristo estava faminto. No entanto, o que o diabo parecia não saber é que o jejum do Senhor o tornava mais forte.

O inimigo não foi bem-sucedido com Jesus, mas conosco não tem sido bem assim. Ele procura nos enfraquecer para facilitar seu trabalho. Age para que predomine a falta de amor em muitas famílias a fim de machucar os filhos, tornando-os presa fácil para as drogas. Promove brigas no lar com o propósito de preparar o terreno para o adultério. Torna as pessoas cada vez mais ansiosas para favorecer a fuga da realidade, por meio de pornografia, bebida alcoólica, drogas, entre outros.

Caso não queira ser atingido em cheio pelo mal, você precisa estar atento às artimanhas de Satanás e não deve se esquecer de que a debilitação não justifica o pecado. Não permita que o inimigo torne você em um anoréxico espiritual. Ele quer destruí-lo. Não o ajude.

Olhe no espelho do coração e enxergue sua verdadeira face: um pecador pelo qual Jesus morreu. Não “emagreça” nem um “quilo” dessa imagem. É com essa forma que você vai brilhar nas passarelas do Céu.