A Bíblia nos ensina lições de salvação tanto por meio de bons como de maus exemplos. Os bons nos inspiram a fazer o melhor, a depender mais de Deus, a desejar o Céu. Os maus, por sua vez, nos estimulam a ponderar nossas ações, a evitar erros e situações indesejáveis. Caim, Acã, Hamã, a mulher de Ló e tantos outros que tiveram sua história registrada na Bíblia fazem parte desse grupo. Eles são contraexemplos, ou exemplos negativos. Mas o que dizer daqueles que a Bíblia descreve como “heróis da fé”? Afinal, são dignos de imitação?
Nenhuma mulher ou homem é um modelo 100% a ser seguido, exceto Jesus. Mesmo os melhores exemplos são como espelhos quebrados em restauração, ou seja, pessoas que nos mostram o modo maravilhoso como Deus age, a fim de nos dar esperança de transformação (Rm 15:4). Por isso, você precisa deixar de usar a atitude das pessoas imperfeitas ao seu redor (ou na Bíblia) como pretexto para pecar. Se achar que tomar vinho é legal, por favor não diga que crê nisso porque Noé se embebedou, ou porque Paulo aconselhou Timóteo a usar vinho para tratar o estômago. Se quiser adotar a poligamia, por favor não use os casos de Abraão, Jacó, Davi ou Salomão como argumento para defender as suas escolhas. Você faria melhor se meditasse nas terríveis consequências dos atos impensados deles.
Os rumos que sua vida toma são de responsabilidade sua. Mas, quando se trata de justificativas, há uma grande diferença entre fazer algo por gosto próprio e se desculpar devido ao fato de Deus ter permitido isso ou aquilo aos “heróis da fé”. Seja honesto consigo mesmo e, em vez de procurar desculpas, reconheça suas fraquezas. Não pense que Deus obrigará você a fazer tudo o que Ele deseja. Também não pense que o silêncio Dele é aprovação para sua conduta. Esforce-se para entendê-Lo, amá- Lo e servi-Lo nos termos Dele; não nos seus. Isso é crescer na fé. Isso é ser como Jesus.
Quando nos espelhamos nos outros, corremos o risco de, em vez de crescer na fé, ficar raquíticos. Não caia nessa tentação. É um tiro no pé. Aceitar a Cristo e permanecer Nele é o que lhe permite ser salvo. É um presente que você e eu não merecemos. No entanto, crescer em Cristo, espelhando-se Nele, é o desafio que o Senhor faz àqueles que desejam viver a salvação, e não somente recebê-la e guardá-la no armário. Abandone as desculpas e siga o exemplo de Cristo. Não se apegue ao que você deixou para trás. Cristo está adiante, e o exemplo que Ele deixou para você seguir habilitará você a viver no Céu!