Domingo
17 de julho
Esperança criptografada
As Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã. Lamentações 3:22, 23

A Bíblia não contém mensagens ocultas nem subliminares, mas ela foi escrita de uma maneira peculiar, com uma estrutura feita de ideias e palavras. Por exemplo: “Os céus declaram a glória de Deus; [primeira parte] o firmamento proclama a obra das Suas mãos [segunda parte]” (Sl 19:1). A mesma ideia expressada de duas formas! Percebeu?

A comparação e os contrastes nos ajudam a “decodificar” as mensagens e destrinchar o texto. Essas estruturas nos ajudam a identificar a ideia central. Por exemplo, Jeremias escreveu Lamentações quando os israelitas foram deportados para Babilônia. O livro é quase um canto fúnebre, de tristeza, lágrimas e arrependimento. No entanto, a estrutura do livro aponta para a esperança que vem pela fé. Observe o esquema:

A – Sião (1:4)

B – portas (1:4)

C – mulheres comer os próprios filhos (2:20)

D – esperança (3:18, ARA) E – Senhor (3:22)

F – Suas misericórdias… renovam-se (3:22, 23)

E’ – Senhor (3:24)

D’ – esperança (3:29)

C’ – mulheres… cozinharam os próprios filhos (4:10)

B’ – portas (5:14)

A’ – Sião (5:18)

No terceiro dos cinco capítulos, ou seja, bem no meio do livro, o texto diz: “As Suas misericórdias […] renovam-se cada manhã” (Lm 3:22, 23). Incrível, não é? A Bíblia não foi escrita às pressas nem redigida por pessoas que não sabiam o que fazer com o tempo livre. Muitos entregaram a vida para que hoje você tenha acesso ao livro de Deus.

Para que todo esse esforço? Para você ter esperança e força a fim de seguir adiante. No dia em que você acordar sem vontade de viver, não souber em quê ou em quem acreditar, ou quando tudo der errado, lembre-se disso. A Bíblia oferece ajuda do alto, e funciona! Ela permite que você se conecte com Ele! É seu hotspot, seu canal aberto, seu passe livre, seu visto no passaporte, sua palavra-chave, seu cartão magnético, seu mapa do tesouro. O que você está esperando para mergulhar nessas páginas de sabedoria, amor e esperança?