Lembro-me de passar por situações complexas em minha vida quando parecia difícil encontrar Deus. Muitas vezes é bem fácil culpá-Lo por essas situações. Ele é Deus, então por que Ele não faz algo sobre isso? Ele não deve me amar, será que Ele não consegue ver minha dor?
Algumas de nossas perguntas terão que esperar por respostas, assim como foi com José, um personagem bíblico que eu amo. No entanto, Deus prometeu estar conosco e nunca nos deixar. Ele também sabe o que é melhor para nós e para aqueles que amamos. Podemos ser fortalecidos na provação, que pode ajudar alguém que esteja passando por um problema semelhante. A provação pode nos levar a Deus quando percebemos que Ele é o único em quem podemos confiar para nos ajudar.
Neste planeta cheio de pecado, haverá dor. Temos um inimigo, Satanás, e ele é responsável por todas as coisas ruins que experimentamos aqui. Um dia, Deus vai enxugar todas as nossas lágrimas. Dará um basta à tristeza e à dor. Somos parte de um quadro muito maior. Os anjos que permaneceram fiéis a Deus durante a rebelião de Satanás não entendiam o que era pecado. Assim, quando Satanás caluniou Deus, acusando-O de ser injusto, surgiu uma dúvida no coração dos anjos. Mas como os anjos poderiam ver a verdade quando nunca haviam experimentado uma mentira? O pecado tinha que se revelar; Satanás teve que ser mostrado como o mentiroso orgulhoso que é.
Se Deus misericordiosamente enxugasse cada lágrima agora, curasse cada ferida, parasse as guerras e consertasse cada erro, como saberíamos toda a verdade?
Se amarmos a Deus e confiarmos Nele, Ele nos conduzirá através de nossas provações até o fim. Não estamos sozinhas, Ele caminha a nosso lado. E, quando nos machucamos, nosso Deus amoroso sente nossa dor. Ele sabe quão cruel é o pecado porque Ele teve que ver Seu próprio Filho inocente sofrer e morrer em nosso lugar. Essa era a única maneira de atender às exigências de Sua lei. Ele, em Seu grande amor, quer salvar o maior número possível de pessoas. Quando os anjos no Céu viram seu amado Criador sendo maltratado, ridicularizado, espancado, ferido e pendurado em uma cruz enquanto Satanás permanecia exultante, esperando ter vencido, eles souberam, sem sombra de dúvida, o que era a mentira. Eles também entenderam que Deus é amor!
Assim, as palavras de José a seus irmãos falam a mim, e espero que falem a você também. O inimigo planeja o mal; porém Deus o torna em bem.
{ Sue Anderson }