Domingo
24 de dezembro
Espetáculo
Todos os que estavam reunidos ali para assistir àquele espetáculo viram o que havia acontecido e voltaram para casa, batendo no peito em sinal de tristeza. Lucas 23:48

De acordo com os dicionários, a palavra “espetáculo” significa “representação pública […] teatral, musical, cinematográfica, circense, uma exibição de trabalhos artísticos etc. Também tem a definição de tudo o que atrai a vista ou prende a atenção. Às vezes, recebe sentido pejorativo, transformando-se num escândalo ou desdém”.

Considerando a postura das mais diversas pessoas que testemunharam o drama da cruz, a palavra espetáculo parece de fato apropriada para definir tudo o que ocorreu naquela sexta-feira em que Cristo se entregou para nos salvar.

No meio da multidão que seguiu o cortejo de Jesus até o Calvário, certamente havia pessoas que estavam ali movidas apenas por curiosidade sádica. Para esses, o sofrimento de Jesus não passou de um show com o objetivo de entreter as massas.

Para outros, a cruz de Cristo foi motivo de desdém, chacota e escândalo. A postura dos líderes religiosos se enquadra bem nesse perfil. O espetáculo do Calvário, para eles, foi motivo de vergonha, zombaria e provocação.

Na mente de Jesus, sua morte na cruz era de fato um espetáculo, mas com objetivo de trazer para si a atenção da humanidade. Antes do Calvário, Ele profetizou com um tom de glória: “E, quando Eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim” (João 12:32).

A multidão que acompanhou a morte de Cristo é representante de todas as pessoas que, de alguma forma, entraram em contato com a mensagem da cruz. Sempre houve aqueles para quem o drama do Calvário não passou de uma boa história para embalar sua emoção. Gostam de assistir às cenas, mas não querem se comprometer com Jesus. Na linha dos líderes religiosos, existem aqueles que afrontam a Cristo e seu sacrifício. Escarnecem do sofrimento do Senhor.

Porém, para a glória do nome de Deus, há os que são de fato atraídos para a mensagem da cruz. Lançam-se aos pés de Jesus e veem nele sua única esperança. Hoje, volte os olhos para o palco do Calvário. Delicie-se com o espetáculo da salvação e se aproprie de tudo o que foi realizado ali.