A gratidão é parte essencial da vida. Nada pior que viver com pessoas insensíveis, ingratas, que se sentem merecedoras dos favores e presentes oferecidos. Por outro lado, não podemos limitar as expressões de gratidão apenas ao uso de palavras polidas. É preciso valorizar aquilo que foi recebido.
Ao olhar para nossa vida, pelo que somos gratos? Por carro, casa, viagens ou sucesso profissional? Por saúde, bens, amor, amigos e uma família bem estruturada? Tudo isso são bênçãos, e devemos ser gratos, mas há motivos de gratidão que vão além de nossa existência.
Deus é o maior presenteador da história. Todas as pessoas, em todos os tempos e lugares, foram agraciadas com Seus presentes. Ele criou o mundo para nosso bem-estar, deu-nos condição de encontrar a paz, mesmo em meio às tragédias e, diariamente, mostra-nos que gostaria de nos orientar, apresentando-nos as melhores opções para uma vida feliz. Como Seu plano de salvação exigiu derramamento de sangue, Ele voluntariamente entregou Seu Filho por nós, dando-nos a esperança que nos anima e dá forças para enfrentar este mundo mau.
Ellen White afirmou: “O coração daqueles que revelam os atributos de Cristo brilha com o amor divino. Eles estão imbuídos do espírito de gratidão. […] Exalte a Jesus. Exalte o Homem do Calvário com cânticos e orações. Compartilhe o evangelho. Conte a preciosa história do amor de Deus pela humanidade. Nessa obra, você encontrará uma satisfação que durará para todo o sempre” (My Life Today, p. 170).
Portanto, seja agradecido a Deus por todas as bênçãos que recebe Dele. Expresse essa gratidão colocando aos pés do Senhor tudo o que você é e tem. Além disso, compartilhe essas bênçãos com aqueles que delas necessitam e dê testemunho da graça salvadora de Jesus. Não há melhor maneira de dizer ao Senhor “muito obrigado!”