Quinta-feira
26 de janeiro
Estratégia
Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna. Lucas 4:13, NVI

As guerras não são ganhas só com força. Por trás de soldados corajosos e armamentos de ponta, estão brilhantes mentes estrategistas. O termo estratégia está relacionado à palavra grega stratego, que, literalmente, significa general.

O grande general Napoleão não contava que do lado russo havia também espertos estrategistas. O poderoso exército francês foi dizimado em Moscou, vítima de uma estratégia muito sagaz. Napoleão havia conquistado quase toda a Europa e, então, marchava com o imenso exército de 600 mil soldados para dominar a Rússia. Parecia uma vitória fácil, especialmente porque os russos estavam evitando o confronto e recuando as tropas para dentro do país.

O imperador francês não estava percebendo a estratégia. Os russos estavam adiando o combate para que ele ocorresse no interior do país no auge do intenso inverno da Rússia. A tática deu certo. Os russos acuaram as tropas napoleônicas em Moscou. Desguarnecidos, os invasores só tinham uma opção: fugir.

No texto bíblico de hoje, percebemos que o diabo, depois de ter sido derrotado na batalha do deserto, resolveu também usar a estratégia do recuo contra Jesus. Entretanto, sabemos que, com o Senhor, essa tática não funcionou.

Na guerra em que nós lutamos contra o mal, às vezes parece que o inimigo desistiu. Cuidado, ele pode estar esperando o momento certo para dar o bote. Ele gosta de dar corda e usar iscas cada vez mais apetitosas para tentar nos levar a um caminho sem volta. Festas, shows, bebida, prazer e fama fazem parte da tática para nos atrair.

O que fazer para não ser enganado? Preste atenção a este conselho inspirado: “Estejam preparados. [….] Aceitem toda a ajuda que puderem […]. A Palavra de Deus é uma arma indispensável. A oração também é essencial nesta luta incessante” (Efésios 6:13-16, A Mensagem).

Se as coisas estão indo bem, louve ao Senhor, mas nunca deixe de usar as armas de Deus para vencer. Jamais vá ao território do inimigo, mantenha seu radar espiritual sempre ligado e decida seguir a infalível estratégia de Jesus, o nosso invencível general.