Terça-feira
12 de novembro
Eu caí, mas levantarei de novo
Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir. Salmo 71:20

“Oi, sou eu de novo. Estou deitada aqui com o rosto em terra porque caí e não consigo me levantar.” Essas são as palavras de uma pessoa espiritualmente “antiga”, alguém que está olhando para si mesma ou para outras pessoas na igreja que também estão para baixo, pensando que o abatimento é a última moda. Não é.

A Bíblia é um livro que conta muitas histórias de fracasso. As pessoas caem uma e outra vez. O destaque não está em cairmos, mas em termos a escolha de levantar novamente. Essas pessoas sabem como orar: “Por favor, levante-me das profundezas”. Eu sei o que é falhar com Deus, dizer coisas bobas que machucam as pessoas e me decepcionar. Todas nós fazemos isso em algum momento. Estamos no mesmo barco. Mas precisamos ter cuidado para não escorregarmos para um coma espiritual, pensando que apenas se sentar em um banco é viver a vida cristã. Deus quer muito mais para nós.

Uma vez, encontrei a palavra nike na Bíblia. É um vocábulo grego usado apenas uma vez na Palavra de Deus (1Jo 5:4) e significa “vitória” ou “terminar a corrida”. Em Filipenses 3:14, Paulo escreveu: “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. O prêmio acontece quando termino. Não importa quantas vezes você caia, apesar de doer; cair não é motivo para ficar no fundo. Levante-se!

De onde vem essa ideia, de que está tudo bem para os cristãos espiritualmente “antigos” serem irritáveis, chorões ou cruéis? Deus pode ajudar a nos elevar acima dessas profundezas cada vez que caímos. Onde diz, na Bíblia, que não há ajuda para quem caiu? Em lugar algum!

Todos passamos por problemas e angústias, mas Deus está à disposição para nos “vivificar” novamente. Deus está à disposição para nos prover forças quando pedirmos Sua ajuda para sair das “profundezas” e seguir em frente!

As pessoas que são cristãs há mais tempo têm muita experiência em cair e levantar de novo. Cristãos mais jovens ou mais novos na fé precisam ouvir sobre esses momentos da vida. Outros ficarão alegres ao saber que é possível se erguer novamente. Isso lhes dará esperança para que eles também continuem no caminho certo com Deus. Eles precisam saber que o Senhor vai ajudá-los a levantar das profundezas, se assim o desejarem.

Angie Joseph