Segunda-feira
17 de dezembro
Eu preciso de Ti
Pode-se esperar mais de um tolo do que de quem pensa que é mais sábio do que é. Provérbios 26:12, NTLH

“A única vez que errei na vida foi quando pensei que estava errado.” Era isso que dizia um amigo, em tom de brincadeira. No entanto, às vezes podemos agir assim. Quando achamos que sabemos tudo, deixamos de aprender.

Precisamos ser humildes e estar abertos para aprender com todos que estão ao nosso redor. Desse modo, evitaremos ser como alguns indivíduos do tempo do apóstolo Paulo que, “dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (Romanos 1:22).

A Bíblia aconselha: “Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos” (Romanos 12:16). Podemos e devemos aprender sempre.

Alguns cristãos não são humildes o suficiente para admitir suas falhas, tendências ruins e fraquezas. Essa atitude impede a ação de Deus em nós. Jesus falou certa vez que “os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes” (Mateus 9:12, NTLH). Portanto, se não admitirmos que precisamos Dele, não abriremos o coração para a salvação.

Essa atitude arrogante é própria da igreja de Laodiceia, povo bastante criticado no livro de Apocalipse por seu orgulho. “Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada.’ Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de Mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar” (Apocalipse 3:17, 18).

A posição mais segura para um cristão é a humildade e o reconhecimento de que, sem a sabedoria divina, não somos nada. Deus é a suprema Inteligência do Universo, e, com Sua sabedoria, Ele o ajudará. Por isso, diga a Ele hoje: “Eu preciso de Ti, Senhor!”