A Bíblia ensina que a soberba precede a ruína (Pv 16:18), porém o personagem mais maquiavélico do livro de Ester ignorava isso. O conflito entre Hamã e Mardoqueu é impressionante! A história mostra como o povo judeu foi oprimido por causa da religião monoteísta que eles praticavam no exílio. Além disso, ilustra como a perseguição aconteceu também na vida particular deles.
A rainha era prima de Mardoqueu. Ambos eram judeus, mas, até determinado momento, quase ninguém conhecia a origem judaica de Ester. Nem mesmo o rei! Hamã queria, de todo jeito, se livrar de Mardoqueu, pois este não se inclinava perante ele. Para um judeu devoto, só Deus merece adoração. Mardoqueu não fez nada para provocar a ira de Hamã, exceto ser fiel à própria consciência. Isso foi suficiente para que o outro arquitetasse um plano para matá-lo.
O tiro, porém, saiu pela culatra! Hamã se deu mal duas vezes. Primeiro, ele aconselhou o rei a honrar um servo, fazendo-o desfilar pelas ruas com a coroa real na cabeça. Ele imaginava que esse servo seria ele mesmo, mas era Mardoqueu. Que surpresa não deve ter sido para ele! Segundo, Hamã induziu o rei a assinar um decreto para exterminar todos os judeus. Assim, ele se livraria de Mardoqueu sem ter que, digamos, “apertar o gatilho”. Deu errado de novo! A rainha levou o assunto ao rei e contou que ela também poderia ser morta caso o decreto se cumprisse. Essa revelação aconteceu em um banquete no qual estavam presentes tanto o rei como Hamã. Consegue imaginar a cena?
Hamã caiu na arapuca que ele mesmo armou. Sua mania de autoexaltação lhe custou a vida. Com Mardoqueu, porém, foi o contrário: Deus o engrandeceu de uma maneira incrível. “O judeu Mardoqueu foi o segundo na hierarquia, depois do rei Xerxes. Era homem importante entre os judeus e foi muito amado por eles, pois trabalhou para o bem do seu povo e promoveu o bem-estar de todos” (Et 10:3).
A história não acaba aqui. Ela recomeça com você. Quem são os vilões na história de sua vida? A resposta é muito fácil: é só descobrir quem deixa a luz dos outros brilhar e quem se esforça para ser uma estrela solitária. Fique atento. “Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc 18:14).