Quinta-feira
09 de abril
Exerça vontade
Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Marcos 3:35

Não é fácil exercer plenamente o bem. Ainda que não resistamos ao plano geral de Deus para nossa vida, nosso coração obstinado procura se opor ao plano divino.

Separei alguns trechos inspirados de Ellen White para você perceber como é importante submeter sua vontade ao plano soberano de Deus: a nossa “vontade precisa morrer; ela deve transformar-se na vontade de Deus” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 380). “Nesta luta só poderemos vencer com o auxílio de Cristo” (ibid., p. 98); “Cristo pode nos conceder a capacidade para vencer” (ibid., p. 99).

Segundo Ellen White, crianças controladas com mão de ferro têm a vontade esmagada. Isso acarreta dificuldade para tomar decisões na vida. Quando deixadas à própria sorte, elas “parecem incapazes de pensar, agir ou decidir por si mesmas” (Testemunhos Seletos v. 1, p. 316). Essa é a condição de alguns de nós. Fomos mal preparados para enfrentar os desafios da vida. Às vezes, a vontade escapa do controle simplesmente porque nossos pais não permitiram que as rédeas estivessem em nossas mãos. Alguns conseguem fazer as escolhas corretas somente se forem vigiados ou controlados.

Então como assumir o controle da própria vontade? A força de caráter consiste em duas coisas importantíssimas para nosso crescimento: força de vontade e domínio próprio. Você já deve ter assistido a uma partida de tênis em que o jogador se mostra arrasador num set e, no seguinte, fica irreconhecível. Enquanto a partida acontece, há dois jogos em curso. O primeiro é o que você assiste. O outro está na mente do jogador. Ele está travando uma luta interna com o medo de perder, o nervosismo e a autocensura que surgem ao longo da partida. Se ele não reassumir o controle da vontade, sairá da quadra fracassado.

A mensagem inspirada diz assim: “A mente precisa ser exercitada pelas provas diárias, a fim de adquirir vigor para resistir em qualquer situação difícil. Nos dias de prova e de perigo, necessitaremos estar fortalecidos para ficar firmes ao lado do direito, a despeito de toda a influência contrária” (ibid., p. 581).

Uma mudança profunda na vida requer mais do que força de vontade. Exige que Deus renove nossa mente. Como Ele faz isso? Inclua em sua agenda mais tempo com a Palavra, momentos a sós na natureza, boa leitura, exercício e boa recreação.