O tema da existência de Deus atrai argumentações de ordem científica ou filosófica. Embora a ciência e a filosofia possam ter alguma utilidade para evidenciar a realidade divina, jamais poderão superar o significado da experiência de uma pessoa que teve um encontro real com Jesus. Deus não pode ser explicado, mas pode ser conhecido. Argumentos humanos jamais serão suficientes para que Deus seja entendido. A humildade diante da grandeza Dele é condição básica para avançarmos no campo do conhecimento divino. Deus não cabe no intelecto humano, mas pode Se abrigar em um cantinho do coração do mais humilde pecador que permitir Sua presença ali.
No Salmo 14:1, o poeta bíblico nos mostra que a maldade do mundo não é uma evidência da inexistência de Deus, como imaginam os ateus. Em realidade, o mal e o sofrimento revelam o distanciamento do ser humano em relação ao Criador.
Afundada no pecado, a humanidade se priva tolamente da influência divina. Assim, o ser humano não consegue resolver os problemas resultantes dessa decisão. Essa espiral de erro induz à conclusão equivocada de que Deus não existe. O ser humano silencia a voz de Deus no próprio coração e questiona Sua existência, simplesmente por Ele “não responder” quando desafiado.
Deus existe e é real, mas só pode ser percebido por quem entra em sintonia com Ele. Conectados à Fonte, podemos enxergar a silhueta divina em nossa vida, alimentar a fé e seguir na jornada cujo destino é vê-Lo de modo pleno.
Quem tem essa experiência sabe a origem das coisas, inclusive do mal. Tem consciência de que o que prevalece no mundo é resultado da ação egoísta e destruidora de seres humanos. A conexão com o Céu permite saber também que não basta teorizar sobre Deus; é preciso ter uma experiência real com Ele. É paradoxal, mas pode haver doutores em teologia que não conhecem a Deus.
Se você anda tendo dúvidas sobre a existência de Deus, quero desafiá-lo a buscar a fonte mais segura para responder a questionamentos dessa natureza: a experiência real com Jesus. Abandone as tentativas de teorização sobre o tema e parta para a descoberta mais valiosa da vida: Deus é real e Se manifesta para quem crê no que Ele deixou registrado em Sua Palavra.