Quinta-feira
26 de dezembro
Explosões em gotas
Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã. Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra.” 2 Reis 5:2, 3

“No pássaro que canta e na flor que desabrocha, na chuva e no raio de sol, na brisa e no orvalho brando, em milhares de coisas na natureza, desde o carvalho da floresta até à violeta que floresce à sua raiz, é visto o amor que restaura” (Ellen G. White, Educação, p. 101). O amor que vemos na natureza é o amor de Deus, como demonstrado por Jesus, na cruz do Calvário. A chuva significa fontes abastecidas e lavoura farta. Em algumas ocasiões, e em algumas regiões do planeta, chuva demais também resulta em transbordamento dos rios e enchentes. Mas, para a maioria de nós, o maior impacto que a chuva pode gerar é molhar nossa cabeça.

Mas, o que significa a chuva na vida de outros seres vivos? Um pingo de chuva pode ser motivo de grande transtorno na vida dos insetos e de outros animais minúsculos. Isso ficou bem claro em um antigo desenho chamado Vida de Inseto, que nos permite mergulhar no mundo das formiguinhas e ver um pouco a vida a partir da perspectiva desses bichinhos. A queda de uma minúscula gota de água ao lado de uma joaninha produz o efeito da explosão de uma bomba, esparramando pedacinhos de água para todo lado. Mas isso é tão rápido e tão pequeno que nossos olhos não conseguem ver.

Pequenas gotas de chuva podem desequilibrar uma lagarta que caminha sobre uma folha de capim. Um fotógrafo, com a câmara focada bem pertinho de um gafanhoto, captou o momento exato em que o bichinho foi lançado fora da haste de uma flor pelo impacto de diversas gotas de água.

Pense agora no efeito de nossos pequenos gestos. O verso de hoje fala de uma menina escrava que não deixou passar a oportunidade de falar do poder de seu Deus. “Se este homem buscasse o meu Deus ele ficaria curado de sua doença.” Uma pequena observação, feita por uma menina pequena em estatura e em posição social.

Mas naquele momento, diante da fragilidade de Naamã e de sua família, aquela gotinha foi como uma bomba que explodiu e espalhou estilhaços por todos os lados. Naamã foi atingido. Ele procurou o profeta Eliseu, ficou curado e confessou: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel” (2 Reis 5:15). Com apenas uma gota de carinho, de atenção e amor, você pode ajudar alguém a conhecer a Jesus. Pense nisso.