Quinta-feira
21 de setembro
Exterior
Um leproso, aproximando-se, adorou-O de joelhos e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me!” Mateus 8:2 O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 16:7

Recentemente, enquanto preparava o almoço, precisei de uma cebola. Sabia que restavam duas. Enquanto eu procurava na geladeira, minha neta Makenzi me disse que as cebolas estavam no lixo porque se estragaram. Olhei a parte de cima do lixo e lá estavam elas. Examinando mais de perto, o exterior da cebola estava visualmente muito estragado; contudo, coloquei-a sobre a tábua e a cortei pela metade.

Ao cortar a cebola, notei que apenas duas ou três camadas da parte externa estavam estragadas – a parte interna se mostrava branquinha, como nova. Eu a provei e era doce como todas as cebolas Vidália são. Portanto, tirei fora a parte externa das cebolas e a descartei; o que sobrava estava bonito. Comecei a cortar e picar a cebola para o que eu precisava.

Isso me fez lembrar do relato bíblico. Quando as pessoas viam um leproso nos tempos antigos, ele era considerado impuro e tinha que ser afastado da multidão. Como diz o primeiro texto de hoje, o leproso pediu a Jesus que o purificasse. Quando Jesus olhou para ele, o enxergou sob uma perspectiva diferente; olhou para o coração e lhe disse que agora estava saudável.

Quando as pessoas da cidade encontraram a mulher apanhada em pecado, ela estava impura, e eles quiseram apedrejá-la; os homens que a acusaram logo se perderam na multidão, depois que o Senhor escreveu no pó. “Como insistissem na pergunta, Jesus Se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (Jo 8:7). O Senhor havia olhado para o coração daquela mulher e vira que ela não era o que as pessoas alegavam. Ela apresentava problemas exteriores; Ele foi ao seu coração como somente o Senhor podia fazer.

Purificar de dentro para fora é melhor do que uma limpeza só do exterior. As pessoas olham para nós e nos julgam por nossa aparência exterior; contudo, temos um Senhor misericordioso que olha para o coração e realiza Sua obra em nosso íntimo. Se não fosse assim, estaríamos todos perdidos.

Betty Glover Perry