Terça-feira
11 de agosto
Faça a diferença
Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente do teu servo.” 2 Reis 5:15

Síria estava crescendo em poder nos dias de Eliseu. Por outro lado, Israel estava sofrendo com uma administração fraca, sob o governo de Jorão. Assim, os sírios aproveitaram a oportunidade e começaram a atacar o povo de Deus.

Nos tempos antigos, um dos principais objetivos das invasões militares era saquear as riquezas do outro país e capturar escravos. E numa das investidas da Síria contra Israel, os sírios levaram, entre os escravos capturados, uma menina. Essa garota foi parar na casa de Naamã e se tornou empregada da mulher dele.

A história da menina cativa narrada em 2 Reis 5:1 a 19 nos traz ensinamentos incríveis, pois a maneira como aquela jovem encarou as dificuldades nos leva a repensar o papel que devemos desempenhar no lugar em que nos encontramos. A seguir, apresento três lições dessa história para nossa vida:

(1) Faça a diferença no lugar em que você estiver. Certo dia, enquanto servia à esposa de Naamã, a menina cativa disse à sua senhora: “Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença” (v. 3, NTLH). Aquela garota estava no lugar certo e na hora certa pela providência divina. Nada na vida de um filho de Deus é por acaso. Há sempre um propósito. Onde Deus tem colocado você?

(2) Faça a diferença mesmo para aqueles que lhe causam o mal. A menina cativa foi vítima dos ataques da Síria. Havia sido sequestrada e capturada à força. Seus pais provavelmente estivessem mortos, e lá estava ela, longe de casa numa terra estranha, servindo ao povo que assassinara sua família. Apesar de tudo o que lhe aconteceu, aquela garota conseguiu amar seus patrões. Que exemplo de perdão e bondade para nós!

(3) Faça a diferença esperando grandes resultados de Deus. O que mais me impressiona nessa história é que, no ponto em que a nação de Israel falhou, aquela menina venceu. Diferentemente de Israel, ela foi fiel ao propósito de Deus para sua vida.
As poucas palavras da menina, cujo nome sequer é mencionado, comoveram dois reinos e transformaram a vida de um general. Sua atitude foi tão significativa que foi eternizada nas Escrituras.

Deus também quer realizar grandes coisas por seu intermédio. Portanto, faça sua parte!

Jurany Leite Rueda