Terça-feira
26 de fevereiro
Faça sua parte
Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas. Mateus 7:12, NVI

Uma manchete do jornal O Estado de São Paulo, de 16 de janeiro de 2017, chamou minha atenção: “Sem-teto oferece agasalho para casal com frio e, em agradecimento, recebe convite que muda sua vida.” Uma história impressionante de sensibilidade e solidariedade.

Os protagonistas foram o casal inglês Charlotte e Taylor, de 22 anos, e o morador de rua Joey. No dia 4 de janeiro, o casal havia perdido o último trem da madrugada em Londres. Os dois teriam que esperar por mais quatro horas sob o frio congelante da capital inglesa, mas Joey viu a situação e ofereceu um casaco e um cobertor, para que eles não sofressem na baixa temperatura.

“Uma voz atrás de mim disse: ‘Você pode pegar meu casaco e meu edredom emprestados. É uma longa espera, e está fazendo muito frio nesta noite.’ Eu me virei e vi Joey pela primeira vez. Pulei na mesma hora para debaixo do edredom e agradeci o gesto, enquanto Taylor me olhou com aquela cara”, contou Charlotte em uma postagem no Facebook.

O casal, emocionado com a atitude de Joey, decidiu convidá-lo para ir à sua casa. Joey não queria aceitar o convite. “Eu falei ao Joey que me recusava
a ir embora sem ele”, disse Charlotte em sua rede social. Foi preciso que Taylor dissesse: “Se você não for conosco, eu não vou conseguir levá-la para casa.” Joey finalmente aceitou.

Charlotte conta que sua família e amigos, no começo, disseram que eles estavam loucos. Mas, depois que eles apresentaram Joey, todos o receberam muito bem. Em cinco dias, Joey conquistou a todos.

O melhor ocorreu no quinto dia. Joey encontrou um emprego. Ele não é mais um morador de rua. “Tudo o que ele precisava era que alguém confiasse nele e fizesse diferença. Ele é o mais incrível, interessado e maravilhoso ser humano que já conhecemos. Sou muito abençoada por ter feito parte do processo de tirá-lo das ruas”, refletiu.

Deus também espera isso de nós. Faça a sua parte. Vá além das palavras de amor e ofereça atos reais de solidariedade. Lembre-se: “Empatia é calçar o sapato dos outros. Solidariedade é dar o sapato aos outros.”