Sábado
15 de agosto
Fake news
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Efésios 4:25

Jesus ensinou que o diabo é o “pai da mentira” (Jo 8:44). Em Provérbios 6:17, a língua mentirosa é indicada como uma das seis coisas que Deus odeia. A compreensão disso é muito importante porque vivemos num tempo em que a repercussão de uma mentira pode atingir inúmeras pessoas em poucos minutos e acarretar prejuízos morais e até mesmo financeiros.

Fake news é o nome que se dá às notícias falsas veiculadas principalmente na internet. Com as novas tecnologias, a circulação de notícias cresceu assustadoramente. No entanto, essas informações são muitas vezes modificadas e veiculadas na internet com o propósito de manipular pessoas e eventos.

Se sobram informações em nossos dias, infelizmente faltam critérios para escolher o que passar adiante nas redes sociais. O apóstolo Paulo apresenta dicas importantes em Filipenses 4:8. Elas nos orientam em relação a compartilhar uma mensagem: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

O apóstolo destaca seis coisas específicas: verdade, nobreza, correção, pureza, amabilidade e boa fama. Antes de compartilhar qualquer conteúdo na rede, precisamos submetê-lo aos critérios santos da passagem acima. Além disso, é preciso saber quem é o responsável legal pelas publicações e se quem fez a postagem tem credibilidade.

Mais do que isso, é necessário sair da bolha da rede social. Existe vida fora da internet. Isso não significa ficar desinformado ou desconectado das pessoas. Inegavelmente a web pode ter espaço em nossa vida, mas não deve sufocar nossa existência. Quem vive submerso nessa condição é tentado a perder os critérios da realidade. Por isso, as fakes news se tornaram um fenômeno tão forte em nossos dias.

Fuja das difamações, mexericos e críticas negativas no mundo real e virtual. Tudo o que dizemos deve ser verdade, nada mais que a verdade. Ponto final.