Quinta-feira
22 de maio
Falsidade
O remanescente de Israel não cometerá injustiça. Eles não proferirão mentira. Sofonias 3:13

Certo dia, um dos funcionários mais jovens do meu marido lhe disse que a avó havia morrido e que ele precisava sair mais cedo do trabalho para ir ao funeral dela. Meu marido prontamente deu permissão para que ele saísse do trabalho durante a tarde. No entanto, vários dias depois, meu esposo ficou surpreso ao encontrar a avó do jovem numa loja da região, onde ele compartilhou com ela a notícia do seu “funeral”, que tinha acontecido alguns dias antes. Não é preciso muito tempo para saber se alguém é honesto ou não, pois o tempo tem seus meios para revelar a verdade.

A desonestidade tem muitas faces. A “falsidade”, conforme definido no Michaelis Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, significa “coisa falsa, enganadora, ilusória; mentira, calúnia”.

Certa vez, eu estava conversando com um homem que tentava me convencer de algo que eu sabia ser falso. Quando finalmente percebeu que sua tática não funcionava, ele admitiu que estava tentando me manipular. Acho que ele pensou que eu ficaria impressionada com suas habilidades verbais. Eu lhe disse calmamente que sabia muito bem o que ele estava tentando fazer. Não importa a embalagem que colocamos em volta de uma mentira, ela ainda é inaceitável e continua sendo mentira. A sofisticação ou a astúcia não podem encobrir a mentira.

É como um visitante que a vê mexendo no jardim, cavando e removendo ervas daninhas, e então, com elegância, pergunta: “Posso ajudá-la no que está fazendo?” Porém, o tempo revela que essa pessoa não coloca as mãos na sujeira. Assim, ele está usando de pretensão, que é dar a impressão do que não se é! E o que dizer do adolescente que diz aos pais que “foi à igreja”, quando, na verdade, entrou intencionalmente no saguão, mas saiu para dar uma volta com um amigo. Esse é apenas outro exemplo de “dizer a verdade” com a intenção de enganar – a mais perigosa de todas as mentiras!

A verdade pura e absoluta não pode ser ampliada, embelezada, sensacionalizada ou colorida. Os verdadeiros seguidores de Deus devem ser transparentes, diretos e honestos em todas as coisas. O apóstolo Paulo aconselha: “Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a Ele” (Cl 3:10, NVT).

Dottie Barnett