Quarta-feira
29 de novembro
Falso Espírito
Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Mateus 24:4

A mentira é a marca da religião falsa desde o início. No Éden, a serpente enganou Eva e ofereceu a ela o que não podia entregar. Ao longo dos séculos, essa tática se repete de diferentes formas e, nos últimos dias, tem sido intensificada.

De acordo com Jesus, o antídoto para o engano é ter a mente conectada ao Espírito Santo: “Ele ensinará toda a verdade a vocês” (João 16:13). Contudo, um falso Espírito Santo está em ação em nossos dias fazendo o contrário do original.

O culto místico ao Espírito Santo que se pratica em muitas religiões cristãs enfatiza muito a competência sensorial e miraculosa do Espírito Santo. Evidencia-se, nesses cultos, a presença e atuação do suposto Espírito Santo por meio de manifestações de êxtase, choro e sinais milagrosos.

Essa é uma falsificação do Espírito Santo. O próprio Espírito Santo adverte por intermédio do apóstolo Paulo a respeito das falsificações que temos visto hoje em dia: “O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios. Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa” (1 Timóteo 4:1, 2).

O verdadeiro Espírito Santo transforma a vida do verdadeiro cristão. Ele não é uma espécie de gênio da lâmpada para satisfazer desejos, produzindo sensações emocionais, como temos visto em nossos dias. Cristo disse que o Espírito que estava sobre Ele o compelia a evangelizar os pobres. O verdadeiro Cristo, movido pelo verdadeiro Espírito, não esperava enriquecer à custa da ingenuidade das pessoas. Pelo contrário, Ele veio para dar e não para receber.

Falsos cristãos são egocêntricos; só pensam em si mesmos. Buscam um espírito financista e egoísta. O suposto serviço que esse tal espírito oferece, como um bem capitalista, precisa ser pago e muito bem pago, por sinal. Essa é uma religião que não se preocupa sinceramente com as pessoas. Só se elas tiverem como pagar por isso. Para não ser enganado, abra seu coração para o verdadeiro Espírito de Deus. Ele não deixará você errar e o levará ao conhecimento da verdade.