Domingo
18 de novembro
Faltava o passaporte
E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão. Mateus 21:22

Depois de formar nossos quatro filhos na faculdade, convenci meu esposo a ir comigo em uma viagem pela Europa, sem pressa e sem itinerário planejado. Decidimos convidar um amigo que havia sido nosso padrinho de casamento, para que participasse conosco dessa aventura acompanhado da esposa dele. Nós nos encontramos em Londres. De lá, embarcamos no trem que nos levou, de noite, a Paris. Visitamos a torre Eiffel e outros pontos famosos e românticos na França, Bélgica e Suíça.

Tenho uma prima que mora em Bonn, Alemanha, e que nos havia convidado para visitar a família dela. Eles nos levaram para ver lugares turísticos, e nós experimentamos, pela primeira vez, os costumes e tradições locais.

Depois disso, minha prima nos convenceu a irmos a Roma para visitar o Vaticano. Cedo, na manhã seguinte, estávamos em pé e prontos para um novo dia de aventura. Minha sobrinha sugeriu que eu levasse, em vez da minha grande bagagem de mão, uma menor por questões de segurança.

Após horas de passeios turísticos, entramos no trem, onde dormiríamos durante a noite. Ele chegaria a Roma na manhã seguinte. Assim que nos acomodamos em nosso camarote particular, o condutor apareceu, inspecionando passagens e passaportes. Freneticamente, eu procurei meu passaporte na bolsa, mas simplesmente não consegui encontrá-lo. Então me lembrei de que ele estava na minha sacola maior, que havia ficado na Alemanha.

O condutor não achou graça e simplesmente resmungou que a imigração italiana, possivelmente, não me permitisse entrar sem o passaporte. Naquela noite, orei, clamando fervorosamente pela promessa segundo a qual tudo quanto pedirmos em oração, crendo, receberemos. Pedi a Deus que me desse uma noite de sono tranquilo e que tudo saísse bem no dia seguinte. Pela manhã, na estação ferroviária em Roma, os oficiais da imigração se espalharam pelas designadas seções do trem para inspecionar os documentos dos passageiros. Por alguma razão, nosso inspetor da imigração simplesmente me passou por alto e fez sinal para que prosseguíssemos.

Essa experiência fortaleceu minha decisão de entregar meus caminhos a Deus e a crer que, ao sermos fiéis a Ele, Ele é fiel e simplesmente cumpre Suas promessas.

Zeny Marcelo