Terça-feira
18 de julho
FARDOS E CARGAS
Levem os fardos pesados uns dos outros. Gálatas 6:2

No corre-corre da vida, somos constantemente afetados por dificuldades que vêm de todos os lados. Desafios no trabalho, nas finanças, nos estudos e na família tendem a minar nossa saúde física e emocional, impondo fardos pesados demais sobre nós. 

Além disso, há situações negativas que nos pegam de surpresa, como a morte de um familiar, uma demissão inesperada ou uma crise financeira. Em todos esses casos, a vida fica mais árida, difícil e há a necessidade urgente de obter auxílio externo para dividir o peso que nos sobrecarrega. 

No verso de hoje, o apóstolo Paulo nos aconselha a levar “os fardos pesados uns dos outros”. É interessante notar que essa é também uma atribuição do próprio Jesus. Ele disse: “Venham a Mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mt 11:28). Quando ajudamos as pessoas, reproduzimos o caráter de Cristo. Ele é o portador dos fardos da humanidade (Is 53:6) e nos convida a aliviar a bagagem dos nossos semelhantes. 

Mas como podemos fazer isso? Certamente dedicando mais tempo a ouvir as pessoas. Há muita gente que só precisa desabafar, contar seus problemas. Você sabia que as palavras têm poder de limpar a mente e acalmar o coração? Talvez exista alguém perto de você que só precisa de um ouvido paciente e um ombro amigo. Dedique parte do seu dia a aliviar os fardos pesados dessa pessoa. 

Perceba, no entanto, que no mesmo capítulo de Gálatas o apóstolo afirmou que “cada um deverá levar a própria carga” (Gl 6:5). Aqui a palavra “carga”, na língua original, significa “objeto que se deve transportar”. Todos nós temos nossas próprias cargas, ou seja, responsabilidades que não podem ser transferidas para os outros. Estudar, dedicar-se ao trabalho, arrumar a roupa, zelar pela aparência, cuidar da vida espiritual, por exemplo, são atividades que cada um deve desempenhar por si mesmo, responsavelmente. 

Como você tem lidado com essas questões? Entre fardos e cargas, quais são as suas maiores dificuldades? Lembre-se de que, em todas elas, Jesus está disposto a ajudar você. E se tiver que carregar algo a mais neste dia, que seja esta promessa: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo!” (Sl 68:19, NAA).