Gosto mais de ler e escrever do que de fazer os trabalhos domésticos. Varrer a casa, lavar a louça e os banheiros não são as ocupações que mais me atraem. Como marido, porém, devo fazer essas coisas para contribuir com as atividades domésticas. Não é justo que minha esposa faça tudo sozinha, além de cuidar do próprio trabalho e de nosso filho.
Se ninguém cuidar da casa, o lixo acumula, as louças ficam empilhadas na pia, e os banheiros ficam sujos. Por isso, é necessário, periodicamente, fazer uma faxina para que a casa fique limpa, e as pessoas possam ter saúde física e mental dentro dela.
Algo semelhante acontece com nossa mente. Ao andarmos pelas ruas, assistirmos a programas na TV, vermos filmes, conversarmos com pessoas, aos poucos, vão se acumulando algumas sujeiras de pecado em nosso coração. Impurezas como a inveja, citada no provérbio de hoje, a imoralidade, a raiva e a fofoca vão deixando o ambiente mental cada vez mais poluído. Por isso, é preciso fazer uma faxina espiritual.
Ter a consciência limpa é a forma de podermos caminhar em paz pela vida. Ninguém que carregue na mente pesos de pecado, culpa por erros do passado ou planos impuros para o futuro conseguirá viver de forma tranquila.
Não é a coisa mais agradável do mundo olharmos para dentro de nós mesmos e identificarmos os maiores defeitos, tendências ruins e coisas que gostaríamos que ninguém soubesse. Embora seja algo desagradável, limpar a mente é uma atitude essencial para a salvação.
A boa notícia é que quem limpa a consciência é Deus. O profeta Zacarias teve uma visão na qual a limpeza divina foi feita em favor de alguém: “Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo. O anjo disse aos que estavam diante dele: ‘Tirem as roupas impuras dele.’ Depois disse a Josué: ‘Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você’” (Zacarias 3:3, 4). O perdão divino purifica o coração e restaura em nós a autoestima necessária para uma vida feliz e equilibrada.
Quer uma faxina em sua vida? Seu “trabalho” é apenas encarar a si mesmo no espelho da alma, identificar impurezas do coração e clamar a Deus para que faça o trabalho de limpeza espiritual que só Ele pode fazer.
Não importa o quanto estejamos sujos. Deus tem produtos de limpeza espirituais ideais para nos deixar limpinhos. Permita que Ele deixe a casa de sua vida limpa e perfumada com amor e pureza.