Quinta-feira
19 de maio
Fé na universidade
Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Colossenses 2:8

Pesquisas mostram que há uma tendência recorrente entre jovens cristãos de abandonar crenças religiosas durante o período em que frequentam a universidade. Questões como mudança de rotina, falta de tempo, contato com novas discussões, posicionamentos diferentes e dificuldade em lidar com questões sobre relacionamentos, moralidade e ética estão entre os motivos mais citados.

Alguns fatores próprios do meio acadêmico tendem a favorecer essa tendência, como ceticismo, influências do ateísmo, relativismo cultural, etc. Grande parte de universitários cristãos são bombardeados com questionamentos que não conheciam. Assim, a entrada na universidade desestabiliza a fé daqueles que não têm conhecimento sólido da Bíblia.

A exposição a ideologias não cristãs na universidade tem sido a causa de apostasia de muitos jovens. É necessário um fundamento bíblico, que é desenvolvido na família e na igreja. Não se pode viver alienado dos riscos que há no mundo para cada fase da vida. Todos podem ser vacinados com o estudo das Escrituras.

Apesar de a universidade ser um espaço de desenvolvimento intelectual, não se deve absorver sem filtro tudo o que é ensinado em seus bancos. A Bíblia nos adverte para a necessidade de nos mantermos atentos contra “filosofias vãs”, pois elas podem nos desviar da fé. E o risco não está apenas no ateísmo puro difundido em círculos acadêmicos, mas também nas tentativas de conciliar elementos da fé bíblica com pressupostos materialistas e naturalistas.

O choque dos valores da fé com pressuposições não bíblicas pode resultar em dificuldade de manter a crença na existência de Deus. Quando essa tentação bate à nossa porta, temos que nos voltar à Bíblia em busca de respostas. A realidade do pecado e a grandeza divina, em comparação com a pequenez humana, são empecilhos para entendermos a complexidade da existência de Deus. A fé é a resposta para nossas dúvidas. Na Bíblia, encontramos o caminho certo para que nossas dúvidas sejam resolvidas. Além disso, as evidências de que Deus existe estão espalhadas pela criação. Com os olhos da fé, podemos contemplá-las e descansar na certeza de que Deus é real e nos ama, conforme nos revela Sua Palavra.