Estas estão sendo férias especiais. Por conta de compromisso de trabalho de minha esposa, estou com a responsabilidade de cuidar de nossa filha. Como toda criança dessa idade, a Ana exige bastante atenção. Então, para dar conta de alguns compromissos a cumprir e ainda cuidar dela com todo o amor que necessita e merece, preciso acordar mais cedo que o normal para realizar o que é necessário e ainda deixar tudo pronto e organizado para ela. É óbvio que, sem a ajuda da mãe, não faria nem a metade.
Essa experiência que tem me feito tão bem pode ilustrar o que está sendo ensinado no versículo de hoje. Nesse texto, Jesus fala sobre um dos motivos centrais de sua santificação, durante seu período junto à humanidade. O Senhor disse que, por conta de seus discípulos, Ele buscava se achegar mais ao Pai em santidade. Mesmo sendo plenamente puro e sem nenhuma relação com o pecado, Jesus entendeu que precisava se dedicar integralmente à sua missão para que seus discípulos pudessem ser beneficiados com santidade.
Isso significa que, só é possível fazer a diferença na vida das pessoas, quando estamos dispostos a nos dedicar de verdade. Quando o que está em jogo é a salvação de pessoas, a seriedade aumenta muito. Com esse pensamento, Jesus foi até as últimas consequências, venceu as mais terríveis tentações, suportou as mais difíceis provações e, finalmente, entregou a própria vida.
Quando Deus nos separa em santidade, Ele tem o objetivo de revelar seu amor a quem ainda não o conhece. Se aprendermos a pensar como Jesus, nos colocaremos à disposição de Deus e das pessoas de modo pleno.
Entretanto, uma decisão assim envolve renúncias sérias. Comentando esse assunto, Ellen White diz: “A luta contra o eu é a maior de todas as batalhas. A renúncia ao eu, sujeitando tudo à vontade de Deus, requer uma luta” (Caminho a Cristo, p. 43). Quem se submete a Deus e permite que sua vida seja usada em seu serviço acaba sendo o principal beneficiado.
De certa forma, as pessoas à sua volta estão sob sua responsabilidade. Dedique-se para ajudá-las, dê o seu melhor e permita que o Espírito Santo santifique você em favor delas. Agindo assim, sua vida se tornará muito especial.