Honestidade agora deixou de ser rotina; virou notícia. Vou explicar. Faz algum tempo, um homem foi preso em uma capital brasileira, após nove mandados de prisão. O que mais chamou a atenção de todos foi o tamanho da ficha criminal do indivíduo. Mais de sete metros de extensão! Ele era acusado de participar de uns 300 roubos, vários assaltos à mão armada, tráfico de drogas, latrocínios e já tinha várias passagens pela polícia. Era, quem sabe, uma das fichas mais sujas do país; algo jamais visto pelos policiais que o prenderam.
No Brasil, a procura por gente com “ficha limpa” tem dominado o cenário político das últimas décadas. O que deveria ser obrigação virou ostentação. “Eu sou ficha limpa!” Muitos candidatos têm se vangloriado do que deveria ser natural, um princípio observado no dia a dia por todo mundo. É como se dissessem: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei.”
Entretanto, para o cristão, ter “ficha limpa” é algo básico; não necessariamente um diferencial. O representante de Cristo precisa ser alguém confiável e acima de qualquer suspeita. Ser ficha limpa é uma obrigação para quem representa Cristo e Seu reino. Não se trata apenas de evitar dívidas, dizer a verdade, devolver o que tomou emprestado ou não estar sob investigação policial. A meta é deixar um bom exemplo por onde passar, causar boa impressão, viver à altura da luz recebida de Deus.
Segundo a Bíblia, para nossa ficha ficar limpa, precisamos do sangue de Cristo, que nos purifica de todo pecado e condenação. Uma vida assim não semeia ódio, rancor e intrigas, mas amor e bondade. O amor é a única dívida saudável e desejável que o cristão deve ter. Se a moeda for o amor, então fique à vontade para dever e pagar o quanto quiser! Deus o ajudará a ficar em dia.
Como anda sua ficha? Você a está sujando ou a mantém limpa? Nas mãos de quem você tem posto seus antecedentes? A quem você confia e conta os erros e acertos do passado? E o que tem feito você com as novas oportunidades que Deus lhe dá a cada manhã? Desejo que as suas escolhas sejam prudentes e que a sua vida seja a fiel representação do caráter amoroso de Jesus.