Sexta-feira
11 de dezembro
Fidelidade sem amor
Nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Lucas 15:29

Todos nós somos retratados na parábola do filho pródigo de alguma forma. Infelizmente, existem muitos filhos mais novos que ainda vivem longe dos braços amorosos do Pai. No entanto, o que dizer dos filhos mais velhos que procuram impressionar a Deus, fazendo tudo certinho, como manda a regra, porém sem experimentar a alegria da salvação?

Alguns pensam assim: “Ainda bem que não sou aquele filho que saiu de casa, que desperdiçou seus bens, que estragou a saúde! Ainda bem que estou na igreja, permaneço firme, nunca me desviei, nunca saí da igreja.” No entanto, alguns filhos mais velhos continuam amuados por aí, recusando-se a entrar em casa para celebrar a alegria do Pai.

O filho mais velho foi “fiel” ao Pai o tempo todo. As pessoas o elogiavam e o consideravam um filho exemplar. Construiu uma imagem de bom moço, nunca desobedeceu; mas, quando o irmão mais novo voltou, e o mais velho chegou em casa e viu a festa, sua máscara caiu. De repente, ficou visível quem ele era: uma pessoa egoísta e ressentida, que permaneceu em casa, mas com o coração dividido.

O filho mais velho se recusou a entrar em casa para não participar da alegria de seu pai. Ele não se alegrou com a volta do irmão. A expressão “esse teu filho” revela seu desprezo pelo irmão e falta de amor pelo pai. Sua fidelidade era só de aparência.

Era um legalista, preso às regras, mas sem amor ao irmão e ao Pai. Fidelidade é servir a Deus em amor. Sem amor não dá. Não adianta tentar servir a Deus por obrigação.

O pai tentou convencer o filho a entrar: “Meu filho”, ele disse apelando ao coração (v. 32). A língua portuguesa não é suficiente para captar a força dessa palavra. No original, o termo usado é teknon, que significa “minha criança”. Essa palavra descreve a paixão do Pai convidando o filho para participar de Sua alegria. Mas a história termina aí. Não sabemos se ele entrou na festa. O convite, porém, ainda está estendido! E você? Vai entrar?