Domingo
06 de agosto
Filho de peixe
O nosso pai é Abraão! – responderam eles. João 8:39

“Filho de peixe peixinho é.” É verdade! As crianças se parecem com os pais e os imitam. Quando minha filha ainda era bebê, uma pessoa disse para mim: “Uau! Ela é a sua cara.” Para fazer uma piadinha, perguntei: “E você acha que ela é bonita?” A resposta foi arrasadora: “Ela é sua versão bonita!” Quanta sinceridade!

Dos pais, herdamos características boas e ruins. Seria ótimo se pai e mãe pudessem selecionar as melhores coisas de cada um e fazer uma criança “perfeita”. Como isso não é possível, as famílias devem identificar suas virtudes e erros e pedir a ajuda de Deus para vencer as dificuldades.

Os judeus tinham bastante orgulho de serem considerados filhos de Abraão. Como você deve saber, esse patriarca foi um grande homem e recebeu o título de “pai da fé”. Seus descendentes formaram a nação escolhida de Deus e herdaram as promessas feitas a ele.

No entanto, a biografia de Abraão revela que ele tinha um problema com a mentira. Com medo de ser morto devido à beleza de Sara, por duas vezes, ele mentiu ao dizer que a esposa era sua irmã (Gênesis 12:13; 20; 20:2). É impressionante como Isaque, seu filho, herdou o mesmo problema. Ele mentiu sobre sua verdadeira relação com Rebeca ao dizer também que ela era sua irmã (Gênesis 26:7).

Tanto um quanto outro foram livrados por Deus de consequências piores da mentira que contaram, mas demonstraram falta de apego à verdade e vacilaram na fé ao duvidar do cuidado divino.

A prova de que esse era um pecado grave da família é o fato de o filho de Isaque, Jacó, também demonstrar a mesma dificuldade com a mentira. Ele foi capaz de enganar o próprio pai e o irmão no caso da bênção da primogenitura.

No versículo de hoje, alguns líderes religiosos estavam dizendo que eram filhos de Abraão, no sentido de serem os herdeiros das bênçãos do patriarca, mas estavam se apegando à mentira de que Jesus não era o Filho de Deus. O Senhor, porém, disse que eles eram filhos do diabo, que é o pai da mentira. Esses inimigos de Jesus eram de fato descendentes biológicos de Abraão e, por isso, haviam herdado dele a mentira, não a fé.

Os verdadeiros descendentes de Abraão são filhos de Deus pela fé e “mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas” (Apocalipse 14:5, NVI). O filho de Cristo é semelhante a Cristo. Demonstre isso ao falar somente a verdade.