Segunda-feira
18 de outubro
Filhos de Deus
Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da Sua vontade. Efésios 1:5

Você já tentou responder à pergunta: “Quem sou eu?” Nesse exercício reflexivo, alguns se voltam para seu nome, sua família, etnia, idade, religião ou profissão. Em realidade, não é fácil lidar com essa questão. Inclusive há quem defenda que não temos identidade própria, porque mudamos continuamente.

Quem é você? A questão da identidade pessoal é um tema importante. Muitas neuroses têm seu fundamento em uma autoimagem distorcida, que pode ser resultado daquilo que os outros dizem a nosso respeito ou do que pensamos sobre nós mesmos.

Gostamos de nos avaliar como pessoas boas, sinceras e generosas; mas, às vezes, nos reprovamos com pensamentos e atitudes negativas. Somos mesmo quem pensamos ser? Nem sempre. O que os outros dizem que eu sou? De fato, precisamos ter conhecimento sobre nós mesmos, mas devemos considerar a realidade de que nem os outros nem nós mesmos temos condições de realizar uma avaliação profunda e imparcial sobre nossa verdadeira identidade.

O que Deus diz de você? Isso, sim, importa! O que a Bíblia diz a nosso respeito? Somos seres criados por Deus que caíram em pecado, mas que podem ser redimidos pelo sangue de Cristo e ser chamados de filhos. Temos a natureza pecaminosa, mas Deus “começou boa obra” em nós e “vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6). Além disso, recebemos diferentes dons que nos permitem adorar a Deus e servir aos semelhantes. Dia a dia caminhamos em direção à eternidade, pela graça de Deus, para um novo céu e uma nova Terra, nos quais habita justiça. Se nossa percepção de identidade própria não tiver esses elementos estruturais, certamente nos sentiremos frustrados.

Portanto, ao olhar para si mesmo, não se esqueça de sua origem nobre e destino eterno. Lembre-se de que é um filho amado de Deus, comprado pelo sangue de Cristo, criado para as boas obras Nele e que segue em direção ao encontro com Ele. Nada na Terra pode lhe conferir valor maior do que isso.