O que você sentiria se ganhasse a coleção de livros que tanto desejava? Fiquei muito feliz! Isso aconteceu em 2008, quando eu estava começando a faculdade de Teologia. Um dia meu pastor me chamou em sua casa. Quando cheguei, lá estava sobre a sua mesa: quase 60 livros. Foi uma alegria indescritível.
O pastor poderia ter escolhido qualquer um dos estudantes para dar aquele presente, mas me escolheu. Ele tinha comprado uma coleção nova e resolveu doar a usada, mas muito bem conservada. Como tínhamos uma amizade que transcendia a relação pastor-ovelha, fui o escolhido. Foi um grande presente!
O provérbio de hoje nos diz que Deus “reserva” bênçãos especiais para um grupo seleto dos Seus filhos. Quem são essas pessoas? Usando o paralelismo característico da literatura bíblica poética, o sábio usa as palavras “justo” e “íntegro” para denominar aqueles que recebem dádivas diferenciadas do Céu.
Duas bênçãos são especificadas no versículo. Em primeiro lugar, a sensatez é prometida para o justo. Sensato é alguém equilibrado em suas decisões, que se comporta ou pensa de maneira cautelosa. Essa é uma qualidade rara em nosso tempo, o que indica que não há muitas pessoas no grupo seleto de Deus.
O outro presente mencionado no versículo é ter Deus como escudo, ou seja, o Senhor é protetor daqueles que andam em “integridade”. Essa qualidade é a tradução de um dos principais radicais do hebraico do Antigo Testamento (tom). Seu sentido é de irrepreensibilidade. Quem obedece aos mandamentos de Deus recebe o valiosíssimo presente da proteção divina. Muito longe de ser um fardo, a lei de Deus é um campo de força em volta daqueles que têm prazer em seguir Seus preceitos.
Deus oferece sensatez, proteção e muitas outras bênçãos para Seus filhos fiéis. Isso não quer dizer que essas pessoas não passarão por problemas. A vida do íntegro e justo Jó nos mostra que não é bem assim. A questão central é que Deus sempre amparará Seus filhos, mesmo quando estes enfrentam provações.
Receba com alegria, hoje, os ricos presentes que só o Pai celestial pode oferecer. Se estiver disposto a manter uma vida de conexão com Ele, você poderá fazer parte do seleto grupo dos filhos mais íntimos de Deus.