Domingo
21 de julho
FILHOS MAIS VELHOS
Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Lucas 15:25

Kevin Leman é um psicólogo e estudioso do comportamento humano. Ele escreveu um livro intitulado Mais Velho, do Meio ou Caçula, em que defende a tese de que a ordem de nascimento de uma pessoa afeta diretamente sua formação, suas características de personalidade e seus relacionamentos. Como irmão mais velho, descobri muitas coisas sobre mim por meio dessa leitura. 

Ao tratar sobre os primogênitos, o autor declarou: “São confiáveis e conscienciosos. Têm um senso de justiça aguçado e acreditam que há uma maneira correta de fazer as coisas. São líderes naturais, orientados a resultados, perfeccionistas, cultos, organizados, lógicos, críticos e não gostam de surpresas.” Leman também compartilhou algumas curiosidades. Por exemplo: Você sabia que 70% dos presidentes norte-americanos foram filhos mais velhos? E que, dos 23 primeiros astronautas norte-americanos enviados ao espaço, 21 eram primogênitos, e os outros dois eram filhos únicos, chamados pelo autor de superprimogênitos? Além disso, um estudo recente apresentou a informação de que o QI dos primogênitos tende a ser mais alto que o de seus irmãos mais novos. 

Quanta coisa boa, não é mesmo? Se você é filho mais velho, deve estar “se achando” agora. Mas um fato interessante apresentado por Leman é que as mesmas características que fazem dos primogênitos excelentes em muitas áreas da vida são capazes de atrapalhar as relações pessoais. O índice de divórcios, por exemplo, é maior entre filhos mais velhos. 

Um dia, Jesus contou a história de um primogênito clássico. Ele era laborioso, responsável e admirado pela comunidade. Ele saía cedo para o trabalho e voltava tarde. Quando seu irmão reapareceu, ele não estava em casa para recebê-lo. Estava trabalhando. Era o orgulho da família, mas tinha problemas nas relações. Preferiu falar com um servo a ter que falar com um membro da família. Ele até achava o pai injusto e ingrato. 

Na casa do Pai, que chamamos de igreja, você é filho mais velho. Verifique como andam seus relacionamentos. Você ama o Pai ou vive como se fosse um servo? Você ama os irmãos ou é indiferente quanto a seus dramas e suas necessidades? Pense nisso.