Começamos cada dia com pequenos rituais indispensáveis, tais como lavar o rosto, nos vestir e comer. Um dos meus rituais é colocar os meus óculos. Minha qualidade de vida e a eficiência com que faço as coisas variam grandemente dependendo se estou usando os meus óculos ou não. Eles fazem uma grande diferença! Até aquelas que não usam óculos por prescrição médica talvez tenham experimentado uma mudança ao usar óculos. Óculos de sol, por exemplo, nos ajudam a enxergar quando há luz muito intensa.
Nossa atitude em relação à vida é semelhante às lentes que usamos. “Do Mar Vermelho as tribos de Israel puseram-se novamente a viajar, guiadas pela coluna de nuvem. O cenário em redor deles era o mais impressionante — montanhas áridas, de aspecto desolador, planícies estéreis, e o mar estendendo-se até ao longe, com as praias juncadas dos corpos de seus inimigos; estavam, contudo, cheios de alegria, conscientes de sua liberdade, e silenciara todo pensamento de descontentamento” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 203). Os israelitas, vividamente relembrando sua fuga e o resgate recente do exército egípcio, estavam tão alegres que se sentiram impulsionados a cantar e louvar a Deus por Sua magnificência. Eles estavam alheios à paisagem árida, e suas ansiedades passadas haviam desaparecido. Quando eles olharam através das lentes da gratidão e alegria, elas transformaram a paisagem pela qual estavam passando.
Será que nos lembramos do que Deus tem feito por nós? Temos um teto sobre a nossa cabeça, comida, roupas, saúde, trabalho, família e amigos? Que coisas específicas tem o Senhor concedido a você? Será que sua atitude a ajuda a ver claramente o que o Senhor tem reservado para você?
O deserto é penoso e deprimente. Não podemos negar isso, pois é a realidade do mundo em que vivemos. No entanto, uma chuva rápida pode transformar o deserto em um jardim. Da mesma forma, uma atitude positiva pode regar o coração e trazer flores de alegria àqueles ao nosso redor. O Senhor tem feito grandes coisas por nós; por isso, estamos alegres. Como o salmista diz: “Mas alegrem-se todos os que confiam em Ti; cantem de júbilo para sempre” (Sl 5:11).
Vanina Janet Lavooy