O mais perto que já cheguei de um tornado foi à distância de 500 quilômetros. Moro no litoral do estado de Santa Catarina e, há pouco tempo, ocorreu um desses na cidade de Chapecó, no oeste do estado. Muita coisa foi destruída em pouco mais de cinco minutos, período em que aquele funil de vento esteve sobre a cidade. A força era tão grande que um caminhão foi arremessado para o outro lado da rua.
As tempestades chegam à vida de todas as pessoas. Não importa se somos cristãos exemplares ou pecadores inveterados, todos nós passaremos por momentos difíceis. Um exemplo disso é o patriarca Jó. As Escrituras o descrevem como um “homem íntegro e justo [que] temia a Deus e evitava fazer o mal” (Jó 1:1). Sua vida passou por um momento de tornado. Ele teve a existência sacudida em todos os aspectos. Em um curto período de tempo, Jó perdeu tudo o que tinha, seus dez filhos e a saúde. Infelizmente, a tragédia atinge todas as pessoas. No mundo, acontecem, indistintamente, coisas ruins com pessoas boas e más.
A grande questão não está no fato de passarmos ou não por problemas. O grande ponto é com quem passaremos pelas tempestades da vida. Isso fará toda a diferença no final. Quando o ímpio se vê diante de uma doença terminal ou da perda de um ente querido, tudo o que lhe resta é sofrer e definhar com a dor. Diante das mesmas calamidades, o justo tem em que se abrigar e se sustentar. A tristeza pode até ocupar um pouco do coração de quem está com Jesus, mas nunca o desespero. Na vida do justo, quando o problema chega não encontra espaço para dominar o ambiente, pois Deus já está habitando aquele lugar.
Foi assim que aconteceu com Jó. Apesar de sofrer dores físicas e emocionais quase sobre-humanas, sua fé não se abalou, seu estado emocional não ruiu e, quando tudo passou, ele estava mais forte em todas essas áreas. Em vez de destruir o patriarca, os problemas o fortaleceram. Sua vida se tornou um grande testemunho ao longo dos séculos.
Pode ser que você esteja passando por um grande problema neste momento. Quem sabe seus pais estejam se separando, sua família esteja em crise financeira, uma doença afete alguém que você ama ou o luto esteja machucando você. Mantenha-se firme em Deus e lembre-se: nem mesmo uma tempestade conseguirá destruir alguém que anda de mãos dadas com Jesus.