Sábado
03 de agosto
Flor de pedra
Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Ezequiel 36:26

desertos africanos, as plantas podem ser a única fonte de água para os animais. E para não virar comida de bicho, elas se disfarçam da forma menos previsível. Acácias e outras plantas bulbosas da flora xerófila se “transformam” em pedras e assumem a forma de cascalho ou seixos. As pleiospilos imitam o granito; as lithops ficam entre a argila desbotada e os seixos de quartzo. Os menos avisados só percebem a diferença quando florescem. É possível andar no meio delas sem distinguir entre pedras e plantas. A lithops é uma das plantas com mimetismo mais sofisticado. Ela cresce quase que totalmente embaixo da terra, deixando para fora somente as pontas das folhas em forma de bulbos suculentos.

A luz é filtrada para o interior da planta, onde se realiza a fotossíntese por meio de uma janela transparente localizada na superfície superior das folhas. Mas a aparência e o formato de pedra escondem alguns encantos. As flores perfumadas são exóticas e se apresentam em cores vivas e atraentes, principalmente para os insetos.

Flor de pedra, coração de pedra. É Deus quem faz a comparação, visto que muitas vezes endurecemos nossa vontade e teimamos em não ouvir a Sua voz. Ele, porém, não desiste e faz a promessa: “Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26).

O “coração de pedra” sugere três coisas: dureza, falta de sensibilidade e cegueira, ou falta de capacidade para ver. Quando Jesus andou sobre o mar, os discípulos ficaram atônitos porque, segundo Marcos, “seus corações estavam endurecidos” (Marcos 6:52). Eles não conseguiam compreender a obra de Jesus, porque sua mente estava fechada às ideias do Mestre.

Quando uma pessoa teima em seguir o próprio caminho, ela se torna surda aos apelos de Deus e sua consciência petrifica. Não deixe que suas ideias ocupem o lugar que as ideias de Deus devem ter em sua vida. Não seja teimoso, para não virar pedra. Se você acha que existe um pouco de cascalho em seu coração, aproveite a promessa: “Eu posso dar a você um coração bom, um coração sensível, um coração novo.” É só pedir. “Uma longa viagem começa com um único passo” (Provérbio oriental).