Quinta-feira
05 de maio
Foco
Quem observa o vento não plantará, e quem olha para as nuvens não colherá. Eclesiastes 11:4

A atividade agrícola exige fé. O agricultor escolhe entre se alimentar dos grãos do celeiro ou jogar a semente na terra. Se o semeador estiver concentrado em seu planejamento estratégico, certamente optará por não consumir as sementes. Investirá no futuro, na esperança de multiplicar o que plantou. Porém, se ele se concentrar nos riscos de a plantação não prosperar, poderá ser tentado a não investir tempo e esforço no plantio. Isso seria um erro, e poderíamos chamá-lo de falta de fé.

Para colher, é preciso semear. O agricultor semeia por princípio e fé, não pela leitura das circunstâncias climáticas do momento, que podem enviar prognósticos desestimulantes para a atividade agrícola. Como na agricultura, a realidade pode assumir contornos instáveis e amedrontadores, conduzindo ao pessimismo e ao desânimo. A fé é o contrário disso. É a certeza das coisas que se esperam e que não podem ser vistas. É um princípio que aponta para a frente, para o futuro. Não depende do vento, das nuvens ou de qualquer outra circunstância adversa.

Diante disso, pergunto: Onde tem estado seu foco no momento de tomar uma decisão importante? Em que você se concentra quando precisa perseverar para atingir uma meta ou perseguir um objetivo? Se você for daquelas pessoas que sempre enxergam as dificuldades antes das possibilidades, ou os pontos negativos antes dos positivos, ou ainda os riscos antes das vantagens, suas escolhas serão sempre norteadas pelo pessimismo. É preciso parar de olhar para as nuvens e encarar a vida com mais otimismo. Não é que você deva dar um pulo no escuro, mas ser pessimista certamente não vai ajudá-lo em nada se deseja progredir na jornada.

Um dos segredos da vitória de Cristo foi o objetivo correto. Ele manteve foco total na suprema missão de nos redimir. Jesus não permitia distrações, como o barulho da multidão, a acidez dos críticos, as propostas mentirosas do inimigo, muito menos as lisonjas dos hipócritas. O objetivo Dele se resumia na glória de Sua missão, que consistia em reconciliar a humanidade com o Céu e implementar o reino de Deus. Por isso Ele permaneceu firme até o fim. Se você deseja ser como Jesus, pare de olhar para as nuvens. Lance a semente na terra e aguarde com esperança os frutos da fé.