Segunda-feira
08 de julho
FORNALHA
Mas, se Ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer. Daniel 3:18

Há quem pense que, quando assumimos um compromisso com Deus, recebemos uma chave que abre portas para uma vida livre de problemas. Isso não é verdade. Quando nos comprometemos com as coisas de Deus e decidimos obedecer-Lhe, as dificuldades não desaparecem. Em realidade, alguns problemas podem surgir especificamente por causa de nossas decisões espirituais. 

Olhe para a planície de Dura. Lá os três rapazes hebreus permaneceram em pé. Decidiram não se curvar diante da estátua que Nabucodonosor havia erguido. Esse ato de rebeldia deveria custar-lhes a vida. Mas, sem medir as consequências, eles decidiram ser leais a Deus. 

Dessa história, a parte de que mais gosto é quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego são levados à presença do monarca. O homem mais poderoso do planeta diz: “É verdade […] que vocês não prestam culto aos meus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandei erguer?” (Dn 3:14). O trio, então, responde: “Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e Ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se Ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer” (v. 17, 18). Por meio dessa história, podemos aprender uma lição muito importante: fé é acreditar que Deus pode fazer tudo, mas fidelidade é permanecer ao lado de Deus ainda que Ele não faça nada. 

Depois de ouvir a resposta ousada daqueles moços, Nabucodonosor ordenou que fossem lançados na fornalha. Sabe o que isso indica? Que, ao tomarmos posição pelo lado certo, nem sempre as fornalhas desaparecerão. O Mar Vermelho não desaparece. O deserto não desaparece. Os problemas não desaparecem. Quando você decide ser fiel a Deus e seguir Seus princípios, a aula na sexta-feira à noite não desaparece. A oposição da família nem sempre desaparece. Mas, às vezes, é dentro das provações que temos nossas maiores experiências com o Eterno. Assim como fez na Babilônia, Jesus continua entrando em fornalhas para ter encontros especiais com Seus filhos leais. 

Tenha fé, mas seja fiel. É assim que o milagre acontece.