Pedro é um grande exemplo de como podemos nos decepcionar até com nós mesmos. Apesar de ter convivido com Jesus, ele ainda estava confuso quanto a suas convicções e ainda era precipitado em suas ações. Movido por emoções, atropelava a situação com suas opiniões imediatistas. E, em seu coração, se importava em ocupar um lugar de destaque no Reino de Deus.
Jesus o advertiu: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça” (Lc 22:31, 32).
Em um primeiro momento, Pedro deve ter se frustrado porque Jesus estava demonstrando que havia fragilidades a serem trabalhadas nele. E ele se via como melhor do que isso.
Assim como um pai ou uma mãe vê seu filho como um adulto bem crescido e maduro, Jesus também vê no que Seus filhos podem se tornar, sob Sua condução. Às vezes vemos nosso próximo como fraco e incapaz, mas se o víssemos sob o ponto de vista divino, acresceríamos maior valor a ele, pois Deus não o vê como é, mas como virá a ser. Dependendo Dele, cada filho pode se tornar um vencedor em potencial.
Pedro só compreendeu a realidade dessas palavras de Jesus após sua negação. Como ele pôde ter negado Jesus? Seu coração ainda estava dividido, e ele estava sob pressão. Os últimos acontecimentos haviam sido intensos demais! Era cansaço misturado a medo e terror. Os seguidores de Jesus estavam em real perigo. E seu coração dividido fraquejou.
Diante do olhar terno e amoroso de Jesus, Pedro foi dominado pelo remorso e saiu para chorar amargamente. Reconhecendo suas fragilidades, decidiu reparar seu erro. Mas se sentia tão indigno que resolveu voltar a ser pescador.
Jesus foi atrás e, algum tempo depois, junto ao Mar da Galileia, deu a Pedro a oportunidade de reafirmar sua entrega. Depois disso, vemos um intrépido orador no Pentecostes e um líder destemido, que na velhice pôde afirmar, baseado na própria experiência, o verso de hoje.
Você já pensou em desistir sob pressão? Não desanime. Siga os passos de Pedro. Assuma sua fragilidade e apodere-se da verdadeira Força. Deus deseja tornar você uma vencedora!