Quinta-feira
06 de agosto
Fruto do espírito
Aquele que faz o bem é de Deus. 3 João 11

A bondade não é apenas um conceito imaginário, mas um fruto do Espírito que deve ser desenvolvido a partir do instante em que Jesus passa a fazer parte de nossa vida. O fruto do Espírito não é algo que conseguimos gerar por nós mesmos. É algo que Deus produz em nós quando Lhe entregamos a vida.

Em Gálatas 5:22 e 23, Paulo apresenta nove qualidades que descrevem o caráter de um cristão guiado pelo Espírito de Deus. Cada qualidade descrita ali representa um atributo divino comunicado pelo Céu ao pecador redimido. É óbvio que esse fruto não se materializa em nossa vida da noite para o dia. É obra de uma vida inteira. Para produzir o fruto do Espírito em nós, Deus planta a semente e a faz germinar e crescer.

Como Deus produz amor em nossa vida, por exemplo? Primeiro, Ele derrama Seu amor em nosso coração e depois nos cerca de gente difícil de amar. Aprendemos a amar de fato quando amamos aquele indivíduo chato do trabalho ou da escola. Deus nos ensina a amar, levando-nos a praticar o amor com pessoas que não “merecem” ser amadas.

O mesmo acontece com a bondade. Todos podem ser bondosos ao lado de gente boa. Isso não nos faz crescer. Deus nos ensina a sermos bondosos no meio da maldade, normalmente colocando em nosso caminho pessoas e situações difíceis. Em Miqueias 6:8 (ARA), está escrito que Deus exige que Seu povo ame a misericórdia. Amar a misericórdia é ser bondoso, amoroso e generoso, principalmente com quem não merece. Não são as obras que fazem o homem bom, mas o homem bom faz as boas obras. A bondade é um fruto do Espírito e um argumento poderoso de que estamos crescendo no Senhor.

A pessoa bondosa é de uma generosidade sem tamanho e não mede esforços para ajudar outras pessoas. Podemos dar testemunho aos que vivem a nosso redor de que temos algo “diferente” em nossa vida, praticando os princípios da bondade.

O fruto do Espírito nos torna pessoas mais parecidas com Cristo. Convide o Espírito Santo a reinar livremente em sua vida. Como resultado, um fruto amoroso brotará em você.