Nem sempre fugir é sinônimo de covardia. Às vezes, correr é a coisa mais corajosa que temos a fazer. A questão é por que, com quem e de quem você vai fugir. No relato de hoje, José, o pai humano do Senhor, fugiu com Jesus, de Herodes, que queria matar o Salvador.
Outro José famoso da Bíblia também fugiu. Quando a mulher do chefe o agarrou à força, “ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela” (Gênesis 39:12, NVI). José fugiu para se tornar, no futuro, um grande líder da nação mais poderosa da Terra.
Para um jovem de nossos dias, fugir pode significar firmeza em não aderir à proposta errada de um grupo de amigos. Sabe aquele medo de se sentir um peixe fora d’água só porque não faz o que todo mundo faz? Resista! Seja leal aos princípios da Palavra de Deus, ainda que isso signifique ser chamado de covarde. Nesse contexto, fugir é resistir. No fim das contas, quem vai fugir é o diabo (Tiago 4:7).
Entretanto, há coisas das quais você não pode fugir. Jamais fuja da realidade. Existe gente por aí que, para não encarar os problemas, inventa “viagens” alucinógenas com drogas, por exemplo. Essa falsa fuga só piora a realidade.
Nunca fuja também de suas responsabilidades. À medida que os anos vão passando, novos compromissos aparecem. Cumpra-os em casa, na escola e na igreja. Não deixe para depois o que deve ser feito agora. Jamais transfira para outros responsabilidades que são suas.
Não fuja também dos desafios. Para vencer na vida, precisamos, em algumas situações, tomar decisões difíceis. Por exemplo, diante de uma verdade da Palavra de Deus, a única opção que temos é praticá-la, ainda que isso tenha um custo alto. Muitas pessoas vivem frustradas porque não tiveram coragem de fazer o que é certo.
Quer saber do que você deve fugir mais do que tudo? Do pecado e de quem está comprometido com ele. “Fuja das paixões da mocidade” (1 Timóteo 2:22).
O apóstolo Paulo também nos lembra do padrão de moralidade corrompida da maioria das pessoas de nosso tempo. Por isso, ele aconselha: “Foge também destes” (2 Timóteo 3:5, ARA). Lembre-se: não fuja da realidade, das responsabilidades e dos desafios! Por outro lado, espero que hoje você faça uma fuga realmente necessária. Fuja para Deus!