Terça-feira
18 de dezembro
Futuro certo
Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer. Provérbios 27:1

Minha esposa estava com as passagens compradas; ela e meu filho iriam visitar nossos familiares. O aeroporto ficava cerca de duas horas de nossa casa. Estava tudo planejado. Chegaríamos ao aeroporto com uma hora de antecedência, faríamos o check-in, eles pegariam o voo e jantariam na casa de nossos parentes. Mas não foi assim que aconteceu.

O trânsito estava terrível, e chegamos depois do momento em que era permitido embarcar. O funcionário da empresa aérea remarcou o voo para o começo da noite. Tudo o que havia sido planejado deu errado. Passamos quase um dia inteiro no aeroporto; minha esposa e meu filho chegaram na madrugada do dia seguinte ao destino final.

Planejar o futuro é algo bom e necessário; porém, precisamos saber que nem sempre o que projetamos acontecerá da maneira como queremos. Às vezes, os planos fracassam porque Deus tem reservado algo melhor para nós.

A ideia divina não é que sejamos irresponsáveis em relação a nosso futuro, deixando de planejar. Ele deseja que abandonemos nossa autoconfiança arrogante e tenhamos a confiança em Sua sabedoria. Assim, poderemos olhar para o futuro com esperança e tranquilidade. O apóstolo Tiago escreveu: “Agora escutem, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!’ Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece” (Tiago 4:13, 14, NTLH).

Por isso, entreguemos nossa vida e nossos planos a Deus. Se vivermos assim, não importarão as mudanças, pois a confiança no Senhor permanecerá para sempre. Com Ele, o futuro eterno está garantido.