A promessa feita a Abraão estava prestes a se cumprir. Moisés havia liderado o povo de Israel durante a travessia do deserto, e eles estavam a poucos passos da tão sonhada Canaã – terra que mana leite e mel. Essa era a descrição oferecida por Deus, e não poderia haver uma imagem que mexesse mais com os israelitas. Leite em abundância só se encontra onde há pastagens verdes e gado bem nutrido. Não há leite onde há guerra e os rebanhos correm perigo. Só há mel onde há flores e onde as abelhas podem produzir essa iguaria tão delicada e apreciada.
Infelizmente o povo paralisou na fronteira. Pela orientação divina, 12 príncipes entre as tribos foram enviados para espiar a terra. Quando retornaram, dez deles apresentaram um relatório pessimista. Eram homens brilhantes, capazes de ler a cultura e a sociedade, mas não conheciam Deus e Sua Palavra. Sua lógica e suas métricas humanas só lhes permitiam concluir que os planos de entrar em Canaã não seriam bem-sucedidos. O novo território era habitado por gigantes. De acordo com os analistas, os israelitas não passavam de gafanhotos aos olhos do povo de Canaã. Sempre me questiono sobre como eles teriam obtido essa informação. Teriam feito alguma pesquisa de opinião entre os inimigos? Ainda que essa fosse a opinião deles, de que isso importaria? A Palavra divina já havia sido dada. A vitória era certa.
Graças a Deus por Josué e Calebe, que se levantaram e disseram: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!” (Nm 13:30). Eles conheciam o Senhor e confiavam em Sua promessa. Se para os inimigos e para os pessimistas não passavam de gafanhotos, para o Eterno eles eram os novos habitantes de Canaã. O poder que estava à disposição deles já havia aberto o Mar Vermelho, extraído água de rochas e alimentado 2 milhões de pessoas com pão vindo do céu. Que muros, que exército, que rei poderia resistir ao Comandante do Universo?
Não ouça as opiniões do diabo a seu respeito. Deus já deixou claro quem você é. Você é um filho amado pelo Céu, comprado por sangue e herdeiro do reino da glória.
Creia nisso e marche. A vitória é sua em Cristo Jesus.