Sexta-feira
26 de julho
Ganhadores de vidas
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11:30

O livro de Provérbios é excepcional. Em pequenas cápsulas de sabedoria, ele sintetiza os detalhes mais relevantes do sentido da existência. Cada verso costuma ser composto de duas partes que coincidem em seu significado ou, ao contrário, são contrastantes. Provérbios 11:30 é um exemplo do primeiro caso: a primeira parte está em paralelo com a segunda. 

Como entender que o “fruto do justo” é “árvore de vida”? Não seria mais lógico dizer “O justo é como uma árvore e produz frutos de vida?” Mas não é assim. Ao ler a segunda parte, notamos que o sábio se dedica aos outros, não a ele mesmo. Portanto, o fruto do justo é enterrado, germinando por amor aos outros. É dessa ação que surge o broto que se converterá em árvore – uma árvore que dará muitos frutos. Aquele que se entrega pelos outros contribui com uma cadeia de oportunidades para a vida, e isso é sábio. 

O Jesus dos relatos da Paixão me fascina. Ele Se apequena para que voltemos a ter a grandeza de ser filhos de Deus. Sua humilhação, a princípio, pareceu não produzir frutos; no entanto, resulta hoje em um maravilhoso desabrochar de vida que nos alcança e nos salva. Aquele que, à semelhança de Cristo, se doa pelos outros enterra a si mesmo e promove quem é verdadeiramente importante: Deus. 

Em quatro ocasiões, o livro de Provérbios (Pv 10:11; 13:14; 14:27; 16:22) indica que as palavras do justo são um manancial de vida. É verdade que as palavras fluem de muitas maneiras. Algumas delas jorram irrefletidamente, fluindo sem controle. Outras, porém, como as águas de um manancial, são refrescantes, transparentes e vitalizantes. 

Como são as suas palavras? Você fala demais e sem pensar? Fala descontroladamente e sem respeitar os sentimentos do próximo? Concentra-se demais em si mesmo e pouco no bem que poderia fazer aos outros? Ou suas palavras são refrescantes, límpidas e geradoras de vida? 

Se você beber diariamente da Fonte da vida, Deus fará de sua boca um instrumento de poder e salvação. Como o verdadeiro justo e sábio do livro de Provérbios, você se tornará um ganhador de vidas, e toda honra e glória será dada ao Senhor. Dedique a Ele hoje suas palavras e ações.