Domingo
19 de junho
Gestos e palavras
Afaste-se do mal e faça o bem. 1 Pedro 3:11

Alguém já dizia: “Um gesto vale mais que mil palavras.” Você já parou para pensar no significado dessa frase? Reparou que, na prática, porém, muita gente prefere multiplicar palavras e esquece de fazer o que é preciso?

Durante a pandemia do coronavírus, um médico teve que fazer um plantão de quase 36 horas. Vidas dependiam dele. Seu sacrifício para permanecer em pé e continuar o atendimento significava esperança para pacientes desesperados que não paravam de chegar ao pronto-socorro.

Quase no fim do plantão e muito cansado, o médico pediu uma marmita. Estava faminto. Quando recebeu a comida, percebeu algo inusitado na tampa. Havia um adesivo com um bilhete: “Temperado com gratidão. Obrigado por ser um profissional de saúde e correr riscos para nos salvar.” Essa atitude foi uma injeção de ânimo para aquele corajoso médico. Em reação, ele postou em suas redes sociais: “É por gestos como este que vale a pena qualquer sacrifício.”

Não são necessárias coisas extraordinárias para fazer a diferença na vida das pessoas. Não é preciso usar muitas palavras. Pequenos gestos de amor e reconhecimento falam muito mais alto. O médico não se alegrou por ter recebido um aumento de salário ou coisas do tipo. Sua alegria foi resultado de um gesto simples, mas cheio de significado e que traduzia gratidão e amor em ação. Isso faz a diferença. Alguém agiu e tornou o dia daquele profissional diferente.

O evangelho de Jesus só é verdadeiramente expresso quando as palavras de salvação ecoam em atitudes coerentes. Cristo é o exemplo máximo do encontro entre palavras e ações. Ele é a Palavra encarnada, que Se entregou sem reserva para que o conteúdo eterno da mensagem divina se efetivasse.

Na contramão disso, o mundo está cheio de discursos falsos e promessas vazias. A hipocrisia se opõe ao amor e contradiz a essência da mensagem da salvação. Este é o tempo em que o povo de Deus precisa se levantar com atitudes práticas que proclamem em grande voz o evangelho eterno. Como disse Francisco de Assis: “Pregue sempre, se necessário use palavras.”

Que atitudes você pode manifestar àqueles que estão ao seu redor que indicarão sua gratidão, seu apreço e reconhecimento? Quem poderia se alegrar com um gesto seu de amor e gratidão? Por que não dedicar este dia para realizar gestos de bondade e amor, revelando a quem está ao seu redor o amor de Deus?