No império romano, os imperadores tinham uma necessidade urgente de manter a ordem e ganhar a confiança das pessoas. O objetivo era garantir a manutenção do poder. Para isso, eles davam comida para a população e promoviam espetáculos públicos. Esse método foi chamado ironicamente pelo humorista e poeta romano Juvenal, que viveu por volta do ano 100 d.C., de “política do pão e circo”. Dentre as atrações públicas promovidas pelo império, estavam as lutas dos gladiadores.
Em geral, esses guerreiros eram prisioneiros de guerra e escravos que eram colocados nas arenas romanas para lutarem até a morte. Às vezes, os gladiadores também lutavam com animais selvagens, como leões e tigres. Para permanecerem vivos, esses homens tinham que derramar muito sangue.
O provérbio de hoje sugere que também temos uma luta a travar. Essa batalha não é contra gladiadores ou animais selvagens, mas contra o pecado. Alguns cristãos interpretam de maneira equivocada a graça de Cristo e acham que não precisam fazer nenhum esforço contra as tendências ruins. Para sermos salvos, dependemos exclusivamente dos esforços de Cristo, mas a luta diária contra o pecado precisa ser encarada, pela fé, por cada um de nós.
Segundo o sábio Salomão, o filho de Deus deve fazer duas coisas. A primeira delas é evitar pensar no pecado. Para isso, é preciso ocupar a mente com coisas boas. A segunda ação é evitar andar no caminho da tentação. Essas atitudes, embora pareçam simples, necessitam de um empenho por parte do cristão, pois elas vão contra a nossa natureza pecaminosa.
Provavelmente, o apóstolo Paulo estivesse pensando nas batalhas romanas quando escreveu aos hebreus: “Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado” (Hebreus 12:4, ARC). Essa metáfora é muito forte e retrata bem o esforço que alguns terão que fazer para resistir à tentação.
A nossa natureza está corrompida, e cada um de nós carrega em si tendências ruins contra as quais teremos que lutar até a volta de Jesus. Alguns carregam, por exemplo, a tendência para a violência, outros para a impureza sexual, etc.
Não precisamos lutar sozinhos contra o pecado. O Espírito Santo está à nossa disposição para nos ajudar na arena da vida. Os gladiadores do Céu têm o Imperador do Universo ao seu lado.