Sábado
09 de maio
Goste de si mesmo
Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. 2 Coríntios 3:5

Fiquei interessado por uma garota ao mesmo tempo que o galã da igreja se interessou. Então, o perdedor em mim assumiu o controle: “Já perdi! Ele é mais bonito que eu.” Convidei a garota para sair comigo, e ela aceitou. No meio da conversa, o rapaz foi mencionado. E ela fez o seguinte comentário: “É muito bonito, mas só de boca fechada!”

Levou um tempinho para eu compreender que as pessoas não são obrigadas a gostar de mim pelo que sou. Existem formas diferentes de encarar a vida. Se alguém não gostar de mim, o prejuízo será delas. Se eu não gostar de mim, quem vai gostar? Se eu não me amar, não serei amável nem amado.

A história ensina que Deus ama usar aqueles que não são muito seguros de si. Ele tem um esquema de fazer Seus planos se cumprirem com as pessoas menos cotadas. Pode fazer por nosso intermédio coisas que os outros dizem ser impossíveis.

Como não existem pílulas para fortalecer a autoestima, resolvi adotar uma filosofia de vida que me ajudou muito a reforçar minhas qualidades e tomar consciência de minhas limitações. Essa filosofia tem três passos:

1. Não acredite em tudo o que seus admiradores dizem a seu respeito. As pessoas que gostam de mim tendem a ser mais tolerantes e complacentes comigo. Quando alguém “enche a minha bola”, lembro que não sou tudo isso que está sendo dito sobre mim. Acredite: saber quais são suas limitações é fundamental para lidar com os outros de forma equilibrada.

2. Não acredite em tudo o que seus críticos dizem a seu respeito. As pessoas que não gostam de mim tendem a ser cruéis em sua avaliação. Quem não nos conhece bem pode fazer prejulgamentos sobre nós, só de ouvir falar. Nem sempre temos a chance de mudar isso. Não se paute pela maldade dos críticos. Eles não sabem quem é você de fato; muito menos o amam.

3. Acredite em tudo o que Deus diz a seu respeito. Ouça o que o Senhor diz sobre você. Sabe o que Deus pensa de sua vida? Para Ele, você é especial!

Por isso, Ele o escolheu e o capacitou para uma missão nobre. Você é o alvo mais precioso de Seu amor. Ele acredita em você.