Quinta-feira
30 de junho
Graça extravagante
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos. Efésios 2:4, 5

Muitos anos atrás, eu estava dirigindo para casa depois de oito horas longas e estressantes de trabalho. Não muito tempo antes, eu havia começado a trabalhar na unidade de terapia intensiva de um hospital local. Então eu ainda estava me adaptando à natureza desgastante do meu trabalho. O barulho constante de alarmes de bombas dosadoras e monitores apitando, sem contar as emergências médicas frequentes, causavam grande estresse.

Certa noite, eu havia andado somente duas quadras do hospital quando vi as luzes da polícia no meu retrovisor. Ah, não, pensei, o que fiz de errado? Depois de estacionar o carro na lateral da rua, fiquei esperando o policial vir até meu carro. No fundo, eu sabia que não iria gostar do que aconteceria.

— Sabe a razão por que parei você? — o policial me perguntou.

— Não — respondi e esperei por uma explicação. Ele me disse que aparentemente eu estava acima do limite de velocidade, viajando a 73 quilômetros por hora em uma zona de 60 quilômetros por hora. Fiquei chocada. Agora uma multa de trânsito para fechar minha noite!, pensei, rapidamente calculando que uma multa assim custaria aproximadamente 170 dólares australianos. Silenciosamente, lamentei minha sorte: Ah, não! Mas então algo estranho aconteceu. O policial olhou para meu rosto, depois para meu uniforme de enfermeira e perguntou se eu trabalhava no hospital local.

Acho que o estresse do meu turno devia estar evidente no meu rosto — e ele simplesmente disse:

— Ok, pode ir embora. Dirija com cuidado e lembre-se: não corra!

Sempre que faço algo errado, sei que estou ferindo a Deus. Isso me afasta Dele, e sei que não mereço ser perdoada, não mereço receber uma segunda chance. Mas é isso o que Deus faz. Ele limpa minha iniquidade e joga meus pecados nas profundezas do mar para serem esquecidos. Ele sabia desde o princípio que eu O magoaria, mas, mesmo assim, Ele veio à Terra e morreu naquela cruz pelos meus pecados. E, além de tudo, Ele me dá a vida eterna.

Peço a Ele que eu mostre misericórdia àqueles que me ferem, assim como Ele tem me mostrado misericórdia quando eu O faço sofrer.

Jenny Rivera