Sou um pecador. Não há nada que eu possa fazer para mudar isso. Fui gerado em pecado. Passei pelas várias etapas da vida como um pecador, por natureza e por opção. Um dia a graça me alcançou. Minha vida jamais foi a mesma, mas continuo sendo um pecador. Todos os dias precisarei mergulhar nos rios da graça de Deus.
Quem eu era antes de conhecer a Cristo? Ninguém! A graça de Deus me trouxe uma nova identidade: filho amado do Pai!
Uma senhora voltava do trabalho sentada no ônibus, lendo um livro desinteressadamente. Outra mulher sentada a seu lado lhe perguntou com curiosidade:
– O que você está lendo?
– Um livro sobre a graça — ela respondeu.
– O que é graça?
– Não sei, ainda não cheguei lá!
Na verdade, a maioria de nós ainda não chegou lá. Vivemos à procura de um método para fazer a vida cristã funcionar. Sou uma prova disso. Tentei tudo o que podia para melhorar minha vida. Pedi a Deus que me dissesse o que eu precisava fazer. Estava mesmo disposto a perseguir isso. Eu queria abandonar tudo o que estava fazendo de errado e procurar com força de vontade e disciplina fazer o que era certo.
Cresci numa pequena igreja de interior, com um conceito deformado da vida cristã. Duas coisas me impressionavam naquela congregação. A primeira é que ela não crescia. A segunda coisa é como a religião da maioria dos membros parecia se limitar apenas ao comportamento. Quase todos os sermões que eu ouvi na minha adolescência tinham que ver com usos e costumes. Minha impressão era de que os membros vigiavam uns aos outros. Ninguém podia sair da linha. Sinceramente, tudo aquilo ficou gravado em mim, e eu ainda me vejo lutando contra esse tipo cristianismo. Fui treinado para pensar que Jesus está sempre de olho no que estou fazendo. Jesus me parecia durão, distante e zangado.
A graça de Deus é libertadora. Fui salvo por ela, mediante a fé e entrei num relacionamento verdadeiro com um Pai amoroso, que pendurou um letreiro em cada página da Bíblia: “Você é Meu filho amado, em quem Me agrado” (Mt 3:17). Entender isso mudou minha vida e pode mudar a sua também.