Você sabe o que significa ser sensato? Você é uma pessoa sensata? Segundo uma definição de internet: “Sensato é um adjetivo masculino que qualifica aquele que tem bom senso, aquele que faz a aplicação perfeita da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular da sua vida.”
Embora existam mais qualidades embutidas na sensatez, vou me deter nas duas destacadas pelo site. A primeira diz respeito à capacidade de julgar. Quando falo em julgar, logicamente, não estou falando no sentido pejorativo da palavra quando viramos juízes da vida dos outros. Isso cabe apenas a Deus. Tomo julgar no sentido de decidir pelo que é melhor.
Ao longo dos anos, tenho visto adolescentes e jovens julgando a vida de maneira equivocada. Lembro-me de um rapaz que foi aconselhado a não andar com um determinado grupo de “amigos” da pesada. Porém, ele julgou que poderia ter aquelas companhias. Depois de algum tempo, soubemos que aquele jovem, assim como a turma dele, estava encrencado com a polícia.
Lembro-me de um aluno que começou a se envolver com drogas e foi aconselhado a deixar essa prática. Mas ele não levou a sério os conselhos e continuou se aventurando nesse mundo tenebroso dos entorpecentes. O resultado foi que aquele rapaz se tornou um viciado e teve a vida destruída pelas drogas.
Outro aspecto importante da sensatez é a capacidade de raciocinar sobre as decisões a serem tomadas. Refere-se à calma para avaliar o que virá após a escolha. Todas as vezes que fazemos uma escolha, acionamos a alavanca das consequências. Por isso, precisamos usar bem a nossa capacidade de raciocínio para avaliar por qual caminho estamos seguindo. Isso é o que nos diferencia dos animais, que tomam as suas “decisões” com base apenas nos instintos.
Qual é a fonte da verdadeira sensatez? Uma qualidade tão poderosa assim só poderia vir da mente do Criador. Ele é a própria sensatez. Deus nunca julga de maneira errada ou faz algo sem considerar as consequências.
Quanto mais próximos de Cristo estivermos, mais adquiriremos Suas qualidades. Portanto, achegue-se a Deus cada dia mais e guarde consigo, como um tesouro, a sensatez que Ele oferece.